FAO in Portugal

Secretaria de Estado da Alimentação e Associação Portuguesa dos Nutricionistas celebram Dia Mundial da Diabetes

14/11/2014

Lisboa - A Secretaria de Estado da Alimentação e Investigação Agroalimentar e a Associação Portuguesa dos Nutricionistas realizaram hoje um pequeno-almoço saudável para comemoração do Dia Mundial da Diabetes, no qual o Escritório da FAO em Portugal esteve presente.

Este evento, que contou com a presença do Secretário de Estado da Alimentação e Investigação Agroalimentar, Nuno Vieira e Brito, e era destinado aos parceiros do sector agroalimentar, visava sensibilizar para a realidade desta patologia, que se tornou num dos problemas crescentes nos países em desenvolvimento, nomeadamente em Portugal.

Dados das Nações Unidas estimam que a diabetes afete mais de 350 milhões de pessoas em todo o mundo. Muitos são os que sofrem das complicações debilitantes da doença e morrem prematuramente, sendo que as doenças cardiovasculares matam metade das pessoas que padecem de diabetes, que está também entre as principais causas de insuficiência renal.

Existe um compromisso por parte dos governos, afirmado durante a Assembleia Mundial da Saúde em 2013, que estabeleceu uma meta para parar o aumento da obesidade e da diabetes em 2025.

“Este é um progresso bem-vindo, mas os governos devem aumentar a sua resposta, através da proteção contra os fatores de risco, como a alimentação inadequada e a inatividade física, entre outros”, pode ler-se na mensagem do Secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, relativa ao Dia Mundial da Diabetes.

É, portanto, essencial centrar esforços para desenvolver políticas nacionais direcionadas à prevenção da diabetes, para o tratamento e cuidados necessários dos seus doentes.

“Apelo aos governos, bem como ao setor privado e à sociedade civil, que trabalhem em conjunto para a produção e promoção de mais produtos alimentares consistentes com uma dieta saudável, que sejam acessíveis, económicos e disponíveis para todos”, afirma Ban Ki-moon.

Estes serão temas também debatidos durante a Segunda Conferência Internacional sobre Nutrição, que terá lugar na Sede da FAO, em Roma, nos próximos dias 19 e 20 de novembro.