FAO in Portugal

Conferência em Moçambique aborda o tema da Agricultura Familiar

04/12/2014

Realizou-se dia 4 de dezembro, em Maputo, uma conferência sobre “Agricultura Familiar e Desenvolvimento em Moçambique”. O evento, organizado pelo Observatório do Meio Rural (OMR) e a União Nacional de Camponeses (UNAC), teve como base a investigação realizada em torno do Ano Internacional da Agricultura Familiar 2014.

A Conferência teve como principal orador Hélder Muteia, Representante da FAO em Portugal e junto da CPLP, que dissertou sobre “O papel da Agricultura Familiar e os Desafios Globais de Combate à Fome”, sendo a sessão de abertura dirigida pelo Representante da FAO em Moçambique, Castro Camarada. Reuniu ainda representantes do Governo e de associações de agricultores.

Os pequenos produtores e os agricultores familiares continuam a enfrentar diversos desafios, como “a urbanização e o envelhecimento da população rural”, disse Hélder Muteia, acrescentando ainda que as soluções, que se procuravam no passado para ter disponibilidade de alimentos, como a expansão das áreas de cultivo ou a revolução verde, já não são eficazes hoje em dia. Isto, porque, “por um lado, o atual potencial de expansão não ultrapassa os 20 por cento e, por outro, porque a revolução verde, com a substituição do trabalho humano por máquinas, não teve em consideração a sustentabilidade ambiental”.

Esta conferência sobre “Agricultura familiar e desenvolvimento” insere-se no grande rol de atividades que foram dinamizadas durante todo o ano de 2014, no âmbito do “Ano Internacional da Agricultura Familiar”. Foi assim possível promover este tema na agenda internacional, aumentando a consciencialização através da promoção da discussão e cooperação no âmbito nacional, regional e global, que permitirá identificar formas eficientes de apoiar os agricultores familiares.