FAO in Portugal

Delegação FAO-CPLP em missão no Brasil reúne com Ministro do Desenvolvimento Agrário

06/02/2015

Lisboa - A delegação conjunta da FAO e da CPLP composta pelo Representante da FAO em Portugal e junto da CPLP, Hélder Muteia, e o Diretor da Cooperação da CPLP, Manuel  Lapão, que se encontra de visita ao Brasil esta semana, reuniu ontem com o Ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Patrus Ananias. Da reunião também participaram o Representante da FAO no Brasil, Alan Bojanic, o Presidente da Câmara de Comércio Indústria Brasil/Moçambique, Sinfrônio Júnior, e representantes da Fundação Getúlio Vargas.

Este encontro teve como objetivo debater iniciativas conjuntas, nomeadamente através da promoção da agricultura familiar como estratégia para combater a fome e a pobreza.

A organização do Seminário Internacional “Juntos Contra a Fome, através do Desenvolvimento Agropecuário e Infraestrutura”, a ter lugar em Uberaba em setembro de 2015, foi um dos temas de maior destaque.

Este Seminário vai procurar debater a um plano de ação e iniciativas de cooperação para a implementação da Estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP (ESAN-CPLP), com o envolvimento dos diversos atores como governos, agricultores, investigadores, prestadores de serviços, entre outros. No âmbito do seminário está também prevista  uma feira tecnológica demonstrativa das potencialidades dos diversos países, promovendo assim um intercâmbio de conhecimentos e tecnologias para a produção alimentar.

O Ministro Patrus Ananias manifestou todo o seu apoio a esta iniciativa, tendo feito recomendações específicas sobre abordagens temáticas a incluir e a organização do evento em si.

A expansão aos restantes países da CPLP do Programa brasileiro Mais Alimentos Internacional, que já visa a exportação de tecnologia de máquinas agrícolas para Moçambique, foi outro dos assuntos abordados neste encontro.

“Nós queremos levar as nossas experiências, conquistas tecnológicas e equipamentos para outros povos, especialmente aos povos da América Latina e África. E queremos também aprender com eles em uma ação integrada para que, juntos, possamos erradicar a fome e a desnutrição em nossos países e em todo o mundo”, afirmou o Ministro.