FAO in Portugal

Equipa da FAO visita Câmara Municipal do Seixal

23/02/2015

Lisboa – Uma equipa do Escritório da FAO em Portugal e junto da CPLP composta por Ana Muller, assistente de informação, e Charles Struman, estagiário, reuniu na passada sexta-feira dia 20 de fevereiro com duas técnicas da Câmara Municipal do Seixal, Sónia Lança, da Divisão de Ambiente e Sustentabilidade, e Sónia Borges, responsável pelos projetos de Hortas Pedagógicas, com o objetivo de discutir possíveis parcerias no âmbito da iniciativa “Rede de Hortas Urbanas do Município do Seixal”.

Desta reunião participaram também Cecília Delgado, urbanista do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, e João Martins, futuro estagiário do Município do Seixal que vai dar apoio a esta iniciativa.

A “Rede de Hortas Urbanas do Município do Seixal” tem como visão “dotar o Município de uma rede de espaços vocacionados para o desenvolvimento da atividade agrícola, nas suas vertentes social, recreativa e pedagógica, orientados pelos princípios da agricultura sustentável”. Assim, durante a reunião foi apresentado o percurso desta iniciativa desde 2002, incluindo as atividades de recolha de dados e monitorização das atividades agrícolas existentes no Seixal e os projetos e iniciativas que têm sido promovidas no âmbito da Rede.

Uma das zonas identificada como prioritária pela Câmara Municipal do Seixal é a do Bairro Social da Quinta da Princesa, onde têm surgido áreas de cultivo “espontâneas” utilizadas por indivíduos oriundos dos Países Africanos de Língua Portuguesa (sobretudo Cabo Verde, Angola e São Tomé e Príncipe), e que estão perante diversos desafios sociais, ambientais e económicos.

O Município tem realizado desde 2012 várias ações de informação e sensibilização junto dos hortelãos, nomeadamente, no sentido de alertar para os riscos para a saúde, resultantes da utilização de águas residuais não tratadas.

Em 2014 promoveu também a criação da Cooperativa Agrícola da Quinta da Princesa para que a comunidade de hortelãos se organizasse para dar resposta aos desafios enfrentados, sobretudo no que diz respeito à contaminação e escassez de água e ao entendimento com o proprietário do terreno quanto à sua utilização.

A Câmara Municipal do Seixal encontra-se agora a estudar a implementação do Parque Agrícola da Quinta da Princesa, no âmbito do novo Plano Diretor Municipal e do futuro loteamento urbano da Quinta da Princesa. Neste contexto, será necessário reorganizar espacialmente o território ocupado e encontrar novas soluções de curto, médio e longo prazo que vão ao encontro das necessidades da comunidade.

Foi neste sentido que o Município contactou o Escritório da FAO em Portugal e que se estão a equacionar atividades conjuntas e uma parceria que vise o apoio institucional e técnico ao projeto.