FAO in Portugal

FAO participa no Fórum MOZEFO

23/03/2015

Lisboa - Teve lugar em Maputo, nos dias 18 e 19 de Março, a conferência “Os desafios da agro-indústria em moçambique – da subsistência à sustentabilidade” no âmbito do Fórum MOZEFO –  um fórum económico e social promovido pelo Grupo Soico (Sociedade Independente de Comunicação), em articulação com diversos parceiros nacionais e internacionais, que visa alavancar o crescimento económico de Moçambique de forma acelerada, sustentável e inclusiva.

As conferências do MOZEFO têm por objetivo identificar os principais desafios em cinco sectores estratégicos para o crescimento de Moçambique: agricultura e pescas, recursos energéticos, infra-estrutura e logística, turismo e serviços financeiros. Para o sector de Agricultura e Pescas, o tema em debate teve como foco o sector familiar e a transição da subsistência para a sustentabilidade nas suas três vertentes: económica, social e ambiental.

Esta conferência foi aberta por Luísa Meque, Vice-Ministra da Agricultura e Segurança Alimentar, e Daniel David, PCA do Grupo SOICO. O 1º painel, dedicado ao tema “Produção e Produtividade”, teve como orador principal Michelle Adelman, CEO da Accite Holdings, que apresentou uma palestra intitulada “O Papel da Tecnologia e da Investigação no Aumento da Produtividade Agrícola”.

O representante da FAO em Portugal, Hélder Muteia, foi o orador principal no 2º painel dedicado ao tema “Ligação aos Mercados”. Durante a sua palestra, intitulada “O acesso aos mercados: ligando a agricultura familiar à agro-indústria”, Muteia falou do contexto global que influencia o sector agroalimentar, nomeadamente no que diz respeito ao funcionamento dos mercados.

Referiu também os condicionantes do desenvolvimento agrícola em Moçambique, quer em termos de produção, quer de acesso aos mercados e as estratégias de fortalecimento dos mercados locais que devem ser priorizadas pelo país.

Falou ainda sobre o papel do Estado e a necessidade do Estado Moçambicano criar condições políticas para o crescimento da agricultura familiar, objetivando a facilitação da sua inserção no meio competitivo regional e mundial.

Após a sua intervenção, realizou-se um debate no qual participaram profissionais da investigação, do comércio e da produção.

O segundo dia da Conferência foi dedicado ao tema “Os Desafios da Agro-Indústria - Da Subsistência à Sustentabilidade” e contou com David Tschirley, Professor da Universidade de Michigan, como orador principal.