FAO in Portugal

FAO reúne com Banco Alimentar

08/04/2015

Lisboa – O Escritório da FAO em Lisboa reuniu no passado dia 1 de abril com Manuel Paisana e Alda Fernandes do Banco Alimentar Contra a Fome, com o objetivo de promover o conhecimento mútuo e a cooperação entre ambas as instituições.

Os Bancos Alimentares são Instituições Particulares de Solidariedade Social que lutam contra o desperdício de produtos alimentares, encaminhando-os para distribuição gratuita às pessoas carenciadas. Recolhem e distribuem várias dezenas de milhares de toneladas de produtos e apoiam, ao longo de todo o ano, a ação de instituições em Portugal. Por sua vez, estas distribuem refeições confecionadas e cabazes de alimentos a pessoas comprovadamente carenciadas, abrangendo já a distribuição total mais de 390.000 pessoas.

O Banco Alimentar abordou a FAO Portugal no sentido de estreitar a colaboração para o estabelecimento de uma Aliança Nacional contra a Fome e a Malnutrição em Portugal.

A Aliança contra a Fome e a Malnutrição (AAHM) foi fundada em outubro de 2003, como resultado da Cimeira Mundial da Alimentação: cinco anos depois. Reúne as agências das Nações Unidas dedicadas à alimentação e à agricultura com sede em Roma (FAO, FIDA e PAM), e a Bioversity International, bem como as principais ONGs e organizações da sociedade civil.

A principal função da AAHM é servir como um veículo para a promoção conjunta a nível internacional e nacional de um mundo livre da fome, da malnutrição e da pobreza.

A AAHM já promoveu também o estabelecimento de Alianças Nacionais contra a Fome e a Malnutrição em cerca de 70 países, quer desenvolvidos, que em desenvolvimento, e tem trabalhado no sentido de criar parcerias regionais entre as alianças nacionais.

O direito à alimentação é um dos principais pilares do trabalho da AAHM e dos seus parceiros. As Alianças Nacionais apoiam a implementação do direito à alimentação nos respetivos países pois disponibilizam um espaço neutro aos diferentes atores (incluindo governos, sociedade civil e setor privado, entre outros) comprometidos com a luta contra a fome e malnutrição, para discutirem os programas e políticas mais eficazes para alcançar segurança alimentar a nível nacional. Assim, as Alianças Nacionais operam como plataformas de colaboração e trabalham para catalisar e promover programas e políticas específicas para a segurança alimentar e nutricional, incluindo o direito à alimentação.

A Aliança Regional Europeia contra a Fome e a Malnutrição foi lançada em 2013 e conta com uma forte parceria com a Federação Europeia dos Bancos Alimentares. Nesse sentido, o lançamento da Aliança Nacional de Portugal está também a ser dinamizada pelo Banco Alimentar.