FAO in Portugal

FAO participa em conferência sobre o futuro dos solos

10/04/2015

Lisboa- Teve lugarna passada terça-feira, dia 7 de abril, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, a conferência “O Nosso Solo: Que Futuro?”. Esta conferência constitui a primeira de várias iniciativas no âmbito da celebração do Ano Internacional dos Solos e teve como objetivo, segundo Maria José Roxo, Diretora do Departamento de Geografia e Planeamento Regional da Universidade Nova de Lisboa, discutir como as entidades que se relacionam directamente com esta temática a nível nacional e internacional podem intervir e quais são as principais preocupações em relação ao futuro, promovendo assim um debate relativamente às mesmas.

A abertura do evento ficou a cargo de representantes de diversas organizações, tendo sido iniciada por João Sousa, Subdirector do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, seguindo-se de José Lobo de Mesquita, Presidente da Comissão Nacional da UNESCO, Artur Sá, Presidente do Comité Português para o Programa Internacional de Geociências da UNESCO (UNESCO-IGCP, na sigla em inglês), Carlos Alexandre, Presidente da Sociedade Portuguesa da Ciência do Solo, e por fim Maria José Roxo.

Hélder Muteia foi convidado como orador para abordar o papel da FAO na dinamização do Ano Internacional da Agricultura Familiar, tema do ano passado e a sua articulação com o tema deste ano, os Solos. Apresentou então os resultados obtidos após o Ano Internacional da Agricultura Familiar e a importância do Solo como um recurso que se tem degradado, que sofre constantes ameaças à sua sustentabilidade e que necessita de ser preservado. Terminou salientando que “precisamos de um novo planeta e de uma nova maneira de conceber novos benefícios, novas formas de agir e novos fundamentos de desenvolvimento e também soluções tecnológicas”.

A UNESCO esteve representada por José Lobo de Mesquita, Presidente da Comissão Nacional e também por Elizabeth Silva, responsável pelo sector de Ciências da Comissão Nacional desta organização e membro do comité IGCP, que divulgou o programa científico da UNESCO para o Ano Internacional dos Solos.

O programa da conferência incluiu ainda intervenções por parte de Lúcio do Rosário, Ponto Focal Nacional para a Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação, de Manuel Madeira, do Instituto Superior de Agronomia e de Mário de Carvalho, da Universidade de Évora.