FAO in Portugal

Equipa da FAO visita os laboratórios da Escola Superior Agrária de Beja

14/04/2015

Uma equipa do Escritório da FAO em Portugal e junto da CPLP esteve de visita às instalações da Escola Superior Agrária (ESA) do Instituto Politécnico de Beja, no âmbito do programa de colaboração e cooperação estabelecido entre ambas as organizações no início deste ano.

A delegação da FAO era constituída por Ana Muller, assistente do representante da FAO em Portugal, e Ana Domingues, Daniela Nobre e Charles Struman, estagiários. Do lado do IP Beja, Margarida Pereira, Diretora da ESA, teve a responsabilidade de apresentar as instalações do organismo que dirige, incluindo os diversos laboratórios.

Em cada um dos laboratórios, as abordagens mais específicas sobre a natureza e importância dos trabalhos ficaram a cargo dos respectivos responsáveis.

Assim, para além das actividades lectivas, a Escola Superior Agrária de Beja desenvolve investigação em três áreas: agro-alimentar, ambiental e agrícola. Beneficia de condições optimizadas, que incluem equipamentos actualizados, gerando resultados precisos e de elevada utilidade científica para o IP e para a comunidade em geral, sendo que existe cooperação entre áreas. 

Um aspecto que chamou a atenção da equipa da FAO está relacionado com as potencialidades existentes no campo do tratamento de alimentos e análise de solos. Os laboratórios contam não apenas com equipamentos para análise detalhada e sofisticada bem como com uma equipa de profissionais competentes e experientes. Na ocasião abordou-se a possibilidade de desenvolver parcerias no âmbito do Ano Internacional dos Solos.

Ficaram ainda acordadas novas iniciativas conjuntas de troca de experiências abarcando outras entidades interessadas não apenas em Portugal, mas também nos países de língua portuguesa (CPLP).