FAO in Portugal

Representante da FAO intervém em seminário sobre a sustentabilidade na utilização e processamento de alimentos

15/04/2015

Lisboa - Decorreu no passado dia 9 de abril o Seminário “Sustentabilidade na utilização e processamento de alimentos” promovido pelo Departamento de Engenharia Alimentar do ISE, Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve, tendo decorrido nas instalações do ISE, campus da Penha.

                Este seminário faz parte de um ciclo de seminários com o intuito de divulgar uma nova licenciatura, em Engenharia da Sustentabilidade, que aguarda ainda aprovação e que pretende incidir em questões causadoras de preocupação ambiental e alimentar.

                Hélder Muteia, representante da FAO em Portugal e junto da CPLP, foi convidado a participar, juntamente com Paulo Sobral, Professor titular e Diretor FZEA, da Universidade de S. Paulo. Paulo Sobral fez uma abordagem sobre os perigos da persistência da utilização de embalagens de plástico, que não sendo biodegradáveis, se acumulam em certas regiões do mar e da crosta terrestre, causando problemas ambientais. Na sequência, apresentou os resultados preliminares de pesquisas que estão a ser realizadas na sua universidade e outras entidades do Brasil e do mundo sobre alternativas mais sustentáveis e biodegradáveis de embalagens, comparativamente com o plástico convencional.

                Na sua intervenção, Hélder Muteia falou sobre os desafios e perspetivas inerentes aos sistemas alimentares. Explicitou a dinâmica de sistemas alimentares do futuro e apresentou os fatores que se interligam na criação de uma cadeia de valor alimentar sustentável, sublinhando o papel da agro-indústria para responder à crescente procura de alimentos e garantir as várias vertentes da sustentabilidade. Acrescentou ainda a visão da FAO para esta questão, salientando o compromisso global para a erradicação da fome e para a redução drástica do desperdício e a necessidade da existência do desenvolvimento multidisciplinar e de novas soluções tecnológicas.