FAO in Portugal

Participação da FAO em seminário sobre alterações climáticas

16/04/2015

Lisboa – Realizou-se no Observatório da Cortiça, em Coruche, o Seminário “Alterações climáticas. Adaptar e Mitigar: do Nacional para o Local”, organizado pela Universidade Aberta, o qual contou com a intervenção do representante da FAO em Portugal, Hélder Muteia, para expor a influência das alterações climáticas na alimentação.

No decorrer do seminário, foram abordadas temáticas como as alterações climáticas em Portugal e estratégias de adaptação às mesmas. Numa fase posterior houve apresentação de trabalhos de campo em áreas correlacionadas específicas, desenvolvidos por académicos da área das Ciências do Ambiente da Universidade Aberta.  

Hélder Muteia falou sobre a relação das alterações climáticas com a agricultura em diversas vertentes e estratégias a adoptar para a mitigação e adaptação, de modo a garantir a segurança alimentar e reduzir a pegada ecológica da agricultura. Na perspectiva de actuação da FAO, referiu a prática de uma agricultura inteligente face ao clima com a preservação dos recursos naturais e defendeu a transição para sistemas de produção agrícola que aumentem a resiliência e a estabilidade dos outputs e também da produção, exercendo um uso eficiente dos inputs.

Durante a sua intervenção, o representante da FAO em Portugal também destacou a questão da redução das emissões de gases causadores do efeito de estufa.

Filipe Duarte Santos, Diretor do Centro para a Adaptação aos Impactos das Alterações Climáticas (CCIAM), Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, fez uma abordagem geral sobre as causas e efeitos das alterações climáticas, tendo ainda referido a importância das ações de mitigação e adaptação.

O debate das estratégias de adaptação às alterações climáticas ficou a cargo de João Dinis, que contribuiu com a perspetiva da Câmara Municipal de Cascais, de Ana Luísa Martins, representante da Ecoprogresso, que apresentou o contributo das PME e ainda de Patrícia Moreira e Rosa Lopes, da Câmara Municipal de Coruche, que falaram sobre as estratégias que estão a ser adotadas neste município.

É de salientar que Coruche é uma das autarquias beneficiárias do projeto ClimAdaPT.Local , que tem como objetivo desenvolver estratégias de adaptação às alterações climáticas a nível municipal, conferindo autonomia na avaliação e adaptação às alterações climáticas.