FAO in Portugal

Equipa da FAO presente em evento sobre gestão de hortas urbanas

20/04/2015

Lisboa - Realizou-se na passada quinta-feira, dia 15 de abril, um encontro intermunicipal promovido pela Câmara Municipal de Sesimbra com vista à partilha de experiências por parte dos vários municípios na gestão das suas hortas urbanas. Este encontro destinava-se a técnicos municipais e entidades gestoras das hortas urbanas.

O Escritório da FAO em Portugal foi também convidado a participar e fez-se representar pela sua equipe de estagiários, Ana Domingues, Daniela Nobre e Charles Struman.

Sesimbra, na qualidade de município anfitrião, iniciou a exposição do funcionamento das suas hortas. Paulo Pires, responsável pelas hortas solidárias da Quinta do Conde referiu que este projeto surgiu após o aumento exponencial da solicitação de apoio alimentar nas cantinas solidárias do município.

A concretização da ideia resultou de uma parceria entre a Câmara Municipal, proprietária dos terrenos, e a Anime, projeto que apoia o associativismo, tendo contado com o apoio financeiro e técnico da Fundação EDP em 2013, por via da candidatura ao “Programa EDP Solidária”.      

Cumprindo o programa do encontro, decorreu uma visita às hortas solidárias da Quinta do Conde, a fim de obter a perceção prática dos pontos fortes e também das dificuldades sentidas na gestão de uma horta urbana.

Estas hortas solidárias localizam-se na Várzea da Quinta do Conde, Centro Agrícola e Ambiental da Várzea, num espaço com 4.604 metros quadrados, disponibilizando atualmente 35 talhões para horticultura familiar, que garante água para rega e arrumos, bem como saneamento e um abrigo comum, onde decorrem formações para os hortelões e ações escolares. É praticada uma agricultura ecológica, que prevê a proteção da biodiversidade.

Os municípios do Seixal, Almada, Setúbal e Palmela deram também o seu contributo, apresentando a sua experiência com as hortas urbanas, gerando assim o debate e a partilha entre os participantes.