FAO in Portugal

FAO participa no IV Encontro “Triângulo Estratégico: América Latina – Europa – África”

22/04/2015

Lisboa - Teve lugar em Lisboa, nos dias 16 e 17 de abril de 2015, o IV encontro “Triângulo Estratégico: América Latina-Europa-África”, organizado do IPDAL, Instituto para a Promoção e Desenvolvimento da América Latina, e que contou com a participação de Hélder Muteia, Representante da FAO em Portugal e junto da CPLP.

O evento constitui uma plataforma de diálogo político e empresarial, estando presentes diversas instituições e entidades nacionais e internacionais de relevo. O IPDAL é um instituto privado sem fins lucrativos que apresenta uma perspetiva prática para o cumprimento do objetivo do fortalecimento das relações entre Portugal e a América Latina, com atividades principalmente empresariais.

A sessão de abertura, no dia 16 de abril, ficou a cargo de Paulo Neves, presidente do IPDAL, tendo também participado na conferência de abertura Paulo Portas, Vice-primeiro-ministro de Portugal. A sessão de encerramento do primeiro dia ficou a cargo de Rui Machete, Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros.

O dia 17 de abril iniciou-se com a apresentação de um estudo pelo IPDAL acerca das relações económicas Portugal-América Latina e Caraíbas e com a intervenção de António Pires de Lima, Ministro da Economia de Portugal. Debateram-se ainda os temas da “Diplomacia Parlamentar”, “Inovação, Ciência e Ensino Superior”, “Energia, Infraestruturas e Logística” e “Instituições Empresariais e Financeiras”.

Hélder Muteia participou no painel “Cooperação e desenvolvimento”, juntamente com Ana Paula Laborinho, Presidente do Camões, Instituto de Cooperação e da Língua, António Mendonça, Professor catedrático e ex-ministro das Obras Públicas de Portugal, Rolando Avendaño, Economista e representante da OCDE, Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, Álvaro Durántez, Investigador e representante do Instituto de Estudios Panibéricos e Frederico Ludovice, Diretor Executivo do Centro Norte-Sul.

Durante a sua intervenção, Hélder Muteia focou-se na perspetiva da malnutrição no mundo, caracterizando os recursos e a situação social de vários países do triângulo América-Latina-Europa-África. Referiu ainda a importância da cooperação para o desenvolvimento conjunto e cumprimento de metas ao nível ambiental e económico. “Para que o mundo continue a caminhar para um futuro mais sustentável, há necessidade de mudar alguns paradigmas de desenvolvimento”, disse.

A encerrar o painel esteve Diogo Freitas do Amaral, ex-presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas.