FAO in Portugal

Hélder Muteia apresenta credenciais à CPLP

24/04/2015

Lisboa – Decorreu ontem, dia 23 de Abril de 2015, nas instalações da CPLP, Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, em Lisboa, a apresentação de credenciais do Chefe do Escritório da FAO em Portugal e junto da CPLP, Hélder Muteia, ao Secretário Executivo da CPLP, o moçambicano Isaac Murade Murargy.

A cerimónia contou com a presença de funcionários da FAO e da CPLP, sendo que a mesma pretende atender ao cumprimento da uma formalidade importante para o aprofundamento e fortalecimento das relações entre as organizações.

Hélder Muteia apresentara as suas credenciais ao Governo Português em 2013, quando foi nomeado para o cargo pelo Diretor-Geral da FAO, José Graziano da Silva. Desde então, tem trabalhado em estreita colaboração com a CPLP, embora a formalização tenha ocorrido apenas agora.  

Na ocasião, o Secretário Executivo da CPLP realçou que “este ato vai certamente estreitar ainda mais os laços de cooperação e colaboração entre a FAO e a CPLP, pelo que representa um marco de trabalho muito importante para ambas as organizações.”

As relações formais entre a FAO a CPLP foram oficializadas em Setembro de 1999, através da assinatura de uma Carta-Acordo de Cooperação entre os então dirigentes de ambas as organizações, o Secretário Executivo da CPLP, Marcolino Moco, e o Diretor-Geral da FAO, Jacques Diouf.

Desde então, a FAO e a CPLP têm vindo a desenvolver uma série de iniciativas conjuntas, visando principalmente a implementação da Estratégia Regional de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP (ESAN-CPLP), aprovada em 2011. De destacar, o atual Programa de Cooperação Técnica assinado em Março de 2014, que conta com uma contribuição total de 500 mil dólares e que procura  apoiar a CPLP e os seus governos, parlamentos e sociedade civil a executar a ESAN-CPLP.

A Campanha “Juntos Contra a Fome na CPLP” é outra iniciativa desenvolvida em parceria pela CPLP e a FAO, com o objetivo de sensibilizar a sociedade para o processo de construção de uma Comunidade de povos livres da fome e de mobilizar fundos para financiar projetos no âmbito da ESAN-CPLP.

Antes de assumir a presente função em Portugal e junto da CPLP, Hélder Muteia representou a FAO na Nigéria, entre 2005 e 2010, e no Brasil, entre 2010 e 2013.