FAO in Portugal

FAO reúne com a Associação de Agricultores do Campo Branco

27/04/2015

Lisboa – Na sequência da visita de campo ao distrito de Beja, realizada pela equipa da FAO composta por Hélder Muteia, Ana Muller, Ana Domingues, Daniela Nobre e Charles Struman, foi realizada no dia 8 uma visita à Associação de Agricultores do Campo Branco, localizada em Castro Verde.

A equipa teve a oportunidade de se inteirar dos principais desafios, dificuldades e oportunidades que os membros da associação enfrentaram ao longo da sua história e a visão sobre o presente e o futuro. 

Para além da sua sede, Castro Verde, a associação actua também nos concelhos de Almodôvar, Aljustrel e Ourique, sendo que a tradição do Campo Branco é o cultivo de cereais de sequeiro e de pecuária em extensivo, que são também habitat natural de várias espécies de aves estepárias, como é o caso da abetarda.

A associação tem-se destacado na assistência aos seus associados na prestação de serviços básicos de clínica veterinária, farmácia e outros relacionados. No período de seca, a associação disponibiliza tanques cisterna para os membros que enfrentam mais dificuldades. No que diz respeito à elaboração e avaliação de projectos, a associação também presta serviços importantes para aceder a financiamento e apoios do governo e comunitários da União Europeia. 

No decorrer do encontro, a associação proporcionou ainda à equipa da FAO uma visita aos campos de ensaio que tem em parceria com o IPBeja, em que os técnicos da escola agrária, em parceria com os agricultores da associação, estão a tentar melhorar as pastagens do ponto de vista quantitativo e qualitativo.