FAO in Portugal

Universidade Aberta e FAO discutem plano de colaboração para 2015

30/04/2015

Lisboa - Decorreu no passado dia 22 de abril, nas instalações do Escritório da FAO em Portugal e junto da CPLP, um encontro entre a FAO e a UAb, Universidade Aberta, com o objetivo de estabelecer pontos de colaboração para o ano de 2015, consolidando assim o acordo de cooperação assinado em 2014.

A delegação da Universidade Aberta, composta por Ana Pinto de Moura, Coordenadora do Mestrado em Ciências do Consumo Alimentar, Sónia Borges Seixas, Vice-coordenadora do curso e Fernando Caetano, Diretor do Departamento de Ciências e Tecnologia da UAb, foi recebida por Hélder Muteia, Representante da FAO em Portugal e junto da CPLP e a restante equipa da FAO, num encontro que permitiu estreitar os laços entre as instituições.

A Universidade Aberta demonstrou interesse em obter colaboração por parte da FAO no âmbito do Mestrado em Ciências do Consumo Alimentar, que se encontra em restruturação e iniciará no próximo ano letivo com um novo programa académico. Foram discutidas oportunidades de fornecimento de materiais informativos propícios à sua utilização académica, mas também a indicação de casos de estudo destinados a ser posteriormente trabalhados pelos alunos, possibilitando mesmo a realização de documentos de análise, dos quais se possam extrair conclusões relevantes.

De entre as unidades curriculares componentes do Mestrado em Ciências do Consumo Alimentar é de ressalvar a de Insegurança Alimentar e Sustentabilidade, uma vez que será aquela que mais beneficiará com o contributo da experiência da FAO na área. Irá assim ser realizado um trabalho conjunto para materializar o objetivo de promover a formação na área da segurança alimentar.  

Da atividade de cooperação recente entre as duas entidades destaca-se o passado seminário promovido pela UAb em Coruche, incidindo sobre a temática das alterações climáticas, no qual Hélder Muteia foi convidado a participar e em que falou acerca da influência das alterações climáticas na alimentação.

 A UAb tem também prevista a dinamização de um Seminário sobre o desperdício alimentar, a realizar nas suas instalações no próximo dia 19 de maio, com o objetivo de promover o debate de propostas de intervenção, em que Hélder Muteia vai estar presente na qualidade de orador.