FAO in Portugal

Junta de Freguesia de Campolide apresenta à FAO iniciativas de agricultura urbana

19/05/2015

Lisboa – Uma equipa do Escritório da FAO Portugal e junto da CPLP, constituída por Hélder Muteia, Representante da FAO, e os estagiários Ana Domingues, Charles Struman e Daniela Nobre, reuniram no passado dia 14 de maio com o Presidente da Junta de Freguesia de Campolide, André Almeida Couto, e outros elementos da Junta.

Este encontro teve como finalidade ficar a conhecer o trabalho desenvolvido pela freguesia de Campolide, nomeadamente ao nível de hortas urbanas, e estabelecer pontos de colaboração no âmbito de desenvolvimento de ações futuras.

Na reunião estiveram também presentes Filipa Nazaré, Coordenadora do Gabinete de Espaços Verdes e os responsáveis pelos projetos apresentados.

Inicialmente, foram apresentados os “Projetos de Intervenção Comunitária”, nos quais se inserem as hortas comunitárias do Bairro da Serafina. Está em desenvolvimento um talhão comunitário, com cerca de 2000m2 cultiváveis, que terá como beneficiários cerca de 15 a 20 pessoas, com o objetivo criar cabazes para apoio aos cidadãos. Encontram-se já em fase de produção as hortas da Bela Flôr que pretendem dar apoio a agregados familiares.

As perspetivas futuras passam pela constituição de uma praça agrícola e apoio às refeições nas escolas da freguesia. Prevê-se a utilização dos alimentos produzidos nos talhões, comprando-os aos produtores, e a aquisição de todos os outros componentes no comércio local, promovendo assim o emprego na freguesia.

É de realçar a preocupação por parte da Junta de Freguesia com todos os aspetos de qualidade ambiental e segurança dos alimentos no que diz respeito às hortas urbanas, que têm uma procura crescente por parte da comunidade.  

Ficou prevista visita às hortas e reunião com os hortelões para discutir propostas concretas de colaboração futura, de acordo com as suas necessidades e desafios enfrentados.