FAO in Portugal

Encontro entre representante da FAO e a Bastonária da Ordem dos Nutricionistas

24/06/2015

Lisboa - Hélder Muteia, Representante da FAO em Portugal e junto da CPLP, reuniu dia 13 de junho com a Bastonária da Ordem dos Nutricionistas, Alexandra Bento, num encontro de cortesia que tinha como principal objetivo a partilha de informação entre ambas as entidades.

Na ocasião, foram apresentadas as atividades e atribuições do escritório da FAO em Portugal e da Ordem dos Nutricionistas, nomeadamente no âmbito da promoção da alimentação saudável e sustentável.

Também foi abordada a possibilidade de realizar atividades conjuntas, como por exemplo a promoção da participação dos nutricionistas no espaço CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), numa plataforma comum de colaboração e cooperação.

Falou-se ainda no interesse de trabalhar em colaboração com a APN (Associação Portuguesa dos Nutricionistas), para a troca de experiências e realização de atividades em benefício dos profissionais de nutrição e do público em geral.  

A criação da Ordem dos Nutricionistas, em 2010, deveu-se à ação da APN, tendo em vista a regulamentação da profissão e a supervisão do acesso à mesma, contrariando as irregularidades no desempenho das funções da área da alimentação e nutrição. A ordem regula ainda a profissão de Dietista e funciona como garantia de que as profissões são desempenhadas apenas por técnicos que cumprem os requisitos legais ao nível da formação académica e profissional. Conta atualmente com 1838 Nutricionistas e 997 Dietistas Membros.

Durante o encontro foi reiterada a importância destes profissionais, enquanto profissionais de saúde, nos diversos campos de ação, realizando funções de estudo, avaliação e monitorização da alimentação e nutrição, qualidade e segurança alimentar, promoção do bem-estar, prevenção da doença e auxílio na terapêutica, podendo atuar em instituições, comunidades, grupos e indivíduos. Têm um papel importante na área comunitária e saúde pública, promovendo atividades que melhorem o estado nutricional da população.