FAO in Portugal

FAO reúne com Associação de Ensino Superior em Ciências Agrárias dos Países de Língua Portuguesa

03/07/2015

Lisboa - O Secretário Executivo da Associação de Ensino Superior em Ciências Agrárias dos Países de Língua Portuguesa (ASSESCA-PLP), Albino Bento, visitou dia 19 de Junho as instalações do Escritório da FAO em Portugal e junto da CPLP, com o propósito de discutir a cooperação entre as entidades.

Albino Bento procedeu à apresentação do trabalho que a ASSESCA-PLP tem desenvolvido a nível dos países de língua oficial portuguesa e referiu, na qualidade da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança que 28% dos alunos do politécnico são internacionais, sendo grande parte oriundos de países da CPLP. Mencionou ainda que vários docentes moçambicanos se encontram no politécnico a frequentar regimes de mestrado.     

A ocasião serviu também para convidar Hélder Muteia a participar num seminário que se realizará em Novembro deste ano, em Bragança, com diversos participantes internacionais. 

A ASSESCA-PLP tem sede e fórum na cidade de Lisboa e conta também com escritórios de representação em todas as capitais dos países de expressão portuguesa, tendo a função de promover a educação em Ciências Agrárias dos países de língua portuguesa. Para o efeito promove diversas reuniões, congressos, conferências, seminários, simpósios, encontros e cursos.

Cabe-lhe também a dinamização da rede de instituições de ensino superior, potenciando o intercâmbio neste nível de ensino e na investigação científica, bem como iniciativas promotoras da cooperação multilateral e reflexão acerca de diversas questões. Fornece ainda auxílio na procura de formas de financiamento para projectos, tendo vários em desenvolvimento.