FAO in Portugal

Ministério da Agricultura e do Mar apresenta Estratégia de Internacionalização do Agroalimentar

06/07/2015

Lisboa - Decorreu no passado dia 30 de Junho, no Salão do Marquês, do Ministério da Agricultura e do Mar, a apresentação pública dos resultados da “Estratégia de Internacionalização do Agroalimentar- Novos Rumos, Novos Mercados”, para a qual a FAO foi convidada a estar presente.

A abertura da sessão ficou a cargo de Assunção Cristas, Ministra da Agricultura e do Mar, que incentivou o investimento produtivo na investigação e internacionalização e referiu que “a aposta no sector agroalimentar é, de facto, uma aposta ganha e assim deve continuar”.

Seguiu-se o Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar, Nuno Vieira e Brito, tendo discursado acerca da internacionalização, nomeadamente dos meios de alcance de novos mercados e de processos de aprovação, revelando uma intensificação dos mercados e certificados para os produtos portugueses, bem como negociações para 95 produtos.

O Secretário de Estado falou ainda sobre a importância das universidades e politécnicos no sucesso das exportações.

Paulo Portas, Vice-Primeiro Ministro, esteve presente e foi também interveniente na apresentação, iniciando com a afirmação de que “o Governo deu à agricultura a prioridade devida para o futuro”.

O Vice-Primeiro Ministro disse, no seguimento, que a agricultura ocupa atualmente uma posição central nas preocupações do sector executivo e falou do papel das exportações como pilar da economia portuguesa, sendo o sector agroalimentar, industrial e florestal responsável por cerca de 20% do PIB.

Ainda durante a sua intervenção salientou a necessidade de auxílio por parte dos decisores ao sector privado e a importância de exportar para mercados emergentes mas também de contrariar o protecionismo e corresponder à procura dos consumidores estrangeiros de produtos portugueses. Terminou com um elogio à qualidade da exportação das empresas nacionais.