FAO in Portugal

ESAN-CPLP discutida em Conferência sobre o Direito Humano à Alimentação Adequada

05/08/2015

Lisboa - O Representante da FAO em Portugal e junto da CPLP, Hélder Muteia, apresentou a Estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional na CPLP na Conferência Semear intitulada “Direito Humano a uma Alimentação Adequada: Desafios e Oportunidades a partir de Diferentes Geografias” organizada pela Fundação Fé e Cooperação (FEC), no passado dia 27 de julho, no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG).

Hélder Muteia explicou que a Estratégia surgiu de uma necessidade comum de contribuir para a erradicação da fome visto que em 2011 existiam 28 milhões de pessoas subnutridas nos Estados-membros da CPLP.

Focou ainda o papel e o apoio da FAO no estabelecimento dos Conselhos Nacionais, no apoio a mecanismos de coordenação, no desenvolvimento da agricultura familiar e da aquacultura, intermediação de canais de informação e educação sobre alimentação e nutrição ou na actualização de planos de investimento, políticas e estratégias nacionais.

A Estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional na CPLP tem desenvolvido actividades a nível regional como o Programa de Cooperação Técnica que visa apoiar a CPLP e os seus governos, parlamentos e parceiros não governamentais para a implementação da Estratégia, ou a criação de um Grupo de Trabalho da CPLP sobre Agricultura Familiar. Já a nível nacional, pretende fortalecer os mecanismos de governança da segurança alimentar e nutricional e fortalecer a agricultura familiar e a aquacultura.

O Representante da FAO em Portugal e junto da CPLP terminou ressaltando que é importante potenciar as oportunidades das tecnologias, da cadeia de valor (agronegócio), das políticas e experiências.