FAO in Portugal

Conferência em Londres discute desenvolvimento em São Tomé e Príncipe

20/10/2015

Lisboa – Decorreu entre os dias 14 e 15 de outubro a 1ª Conferência Internacional de Parceiros para o Desenvolvimento – STeP IN, no hotel Jumeirah Carlton Tower, em Londres, organizada pelo Governo de São Tomé e Príncipe. A Conferência foi presidida pelo Primeiro-ministro, Patrice Trovoada, e teve como objetivo a discussão de em torno de novas formas para ajudar no desenvolvimento do país.

Diversos parceiros do ramo social e económico foram convidados a participar. A FAO esteve presente neste evento na pessoa de Hélder Muteia, Representante da FAO em Portugal e junto da CPLP, em representação do Diretor-Geral da FAO, José Graziano da Silva

A sessão de abertura do segundo dia foi realizada pelo Primeiro-ministro da República de São Tomé e Príncipe, Patrice Trovoada, seguido pelo ex-presidente da Nigéria, Olusegun Obasanjo, que apresentou o contexto e recente evolução do país.

Nas seguintes intervenções, participaram representantes de Londres, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), do Banco Africano de Desenvolvimento, do Banco Mundial, do Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Representante da FAO.

Hélder Muteia referiu as diversas iniciativas da FAO em São Tomé e Príncipe, nomeadamente a cooperação no desenvolvimento e implementação de políticas agrícolas e de segurança alimentar. Salientou também que é possível um desenvolvimento sustentável e diversificado, criador de oportunidades para diferentes atores e que promova sinergias num país repleto de recursos naturais como São Tomé e Príncipe.

Acrescentou ainda a necessidade de serem estabelecidas parcerias estratégicas para atingir o desenvolvimento sustentável, e encorajou todos os parceiros interessados em melhorar as condições de vida da população de São Tomé e Príncipe, a aumentar o investimento e a promover novas oportunidades, tecnologias e possibilidades.