FAO in Portugal

UTAD organiza I Jornadas de Engenharia Agronómica

21/10/2015

Lisboa – No dia 21 de outubro realizaram-se as I Jornadas de Engenharia Agronómica, promovidas pelo 1º e 2º ciclos de Engenharia Agronómica, pelo Nucleo de Estudantes de Agronomia e pelo Departamento de Agronomia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), e para as quais Hélder Muteia, Representante da FAO em Portugal e junto da CPLP foi convidado proferir a conferência inaugural.

Estas Jornadas foram um espaço de debate de temas atuais em Engenharia Agronómica e de apresentação de trabalhos realizados por alunos no âmbito de estágios, mestrados ou doutoramentos, assim como para o estabelecimento de contactos com empresas, novas tecnologias, projetos de investigação e especialistas convidados de diferentes áreas.  

A sessão de abertura ficou a cargo de João Coutinho, Vice-Reitor da UTAD, e dos Professores Ana Maria Nazaré Pereira, Eduardo Rosa e Anabela Fernandes, que sublinharam a importância destas Jornadas que se espera que sejam o primeiro passo de um evento que se quer anual.

Hélder Muteia realizou a apresentação inaugural entitulada “Os desafios da alimentação e a componente tecnológica”, focando-se sobre a relação entre a FAO e as instituições académicas e de investigação, referindo os vários desafios que os sistemas alimentares enfrentam e o modo como a inovação e o desenvolvimento podem responder aos mesmos.

O Representante da FAO referiu que a cooperação com a academia tem como principais objetivos a partilha de conhecimento, o estabelecimento de iniciativas de colaboração, a investigação, a formação e a divulgação, a transferência de tecnologias, a promoção de debates em torno dos desafios da atualidade, a sustentação científica para a adoção de estratégias e políticas e o intercâmbio curricular e de pessoal.

“Temos nesta sala os futuros produtores e intervenientes nos sistemas alimentares. Estão nas vossas mãos as respostas aos desafios que o mundo enfrenta para acabar com a fome e garantir a segurança alimentar de todos”, afirmou.

Os trabalhos da parte da manhã seguiram com outras apresentações por parte de Luca Testi, Investigador do Instituto de Agricultura Sostenible de Córdova, Eduardo Rosa, Coornedador do Projecto europeu FP7 – “Eurolegume”, e Fernando Santos, Professor do Departamento de Agronomia da UTAD. Seguiram-se três comunicações realizadas por alunos e ex-alunos de Agronomia da UTAD.

Da parte da tarde as apresentações por parte de convidados e alunos foram retomadas em torno de diversas áreas ligadas ao vinho, azeite, frutas, entre outras. As Jornadas contaram ainda com uma exposição de comunicações em poster e com uma visita a uma exposição de máquinas agrígolas realizada na UTAD.