FAO in Portugal

Jornada comemorativa dos 40 anos da independência de Moçambique

30/10/2015

Lisboa - Teve lugar no passado dia 29 de outubro, a jornada comemorativa dos 40 anos da independência de Moçambique, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde Hélder Muteia, Representante da FAO em Portugal e junto da CPLP foi convidado a proferir a palestra inaugural.

Este evento foi organizado pela Embaixada da República de Moçambique em Portugal e pelo Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (CLEPUL) com o objetivo de analisar o percurso da literatura moçambicana produzida a partir da proclamação da independência nacional até à atualidade.

A sessão de abertura ficou a cargo da Diretora-Adjunta do CLEPUL, Ana Paula Tavares, sendo seguida pelo Diretor do CLEPUL, Ernesto Rodrigues, e pelo Cônsul Geral da República de Moçambique em Lisboa, Geraldo Saranga, que fez uma abordagem do enquadramento constitucional de Moçambique, e terminou referindo a necessidade de se atingir harmonia social no país.

De seguida, a investigadora integrada do CLEPUL, Maria de Fátima de Mendonça, fez uma breve apresentação de Hélder Muteia, que discursou sobre o tema “Como a História nos fez Povo e Nação”, onde referenciou diversos acontecimentos da história de Moçambique, nomeadamente o período de colonização e a sua influência na nação moçambicana.

Outro assunto abordado pelo representante da FAO foram os desafios existentes em Moçambique, e a necessidade de olhar e promover a economia real, pois dos 25 milhões de pessoas deste país cerca de 70 por cento vive da agricultura. Torna-se então necessário melhorar o acesso ao mercado agrícola e investir nas novas tecnologias que promovam o desenvolvimento agrícola e do país, sem esquecer áreas como a saúde, a educação e as infraestruturas.

A conferência continuou com uma breve sessão de perguntas e respostas entre o Representante da FAO e os participantes, sendo seguida pelas comunicações realizadas pelo Professor da Universidade de Coimbra, José Luís Pires Laranjeira, pela investigadora em pós-doutoramento no Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, Elena Brugioni, e pelo Professor da Universidade Eduardo Mondlane, Lucílio Manjate.  

Na parte da tarde continuaram as palestras sobre diversas temáticas tendo a sessão sido encerrada pela Embaixadora Extraordinária e Plenipotenciária da República de Moçambique em Portugal, Fernanda Moisés Lichale.