FAO in Portugal

FAO e FIPA discutem iniciativas conjuntas para o próximo ano

06/11/2015

Lisboa – Decorreu no passado dia 4 de novembro uma reunião entre o Diretor-Geral da Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares (FIPA), Pedro Queiroz, e o Representante da FAO em Portugal e junto da CPLP, Hélder Muteia. Na reunião estiveram também presentes a Assistente de Informação da FAO, Ana Muller, e a Coordenadora de Relações Corporativa e Sustentabilidade da FIPA, Margarida Bento.

Este encontro realizou-se nas instalações da FIPA em Lisboa, com objetivo de dar continuidade ao trajeto de colaboração conjunta que tem sido desenvolvido nos últimos anos, nomeadamente, através de atividades no âmbito da formação, divulgação e partilha de conhecimentos.

Nesse sentido, foi iniciada a discussão sobre um conjunto de iniciativas a desenvolver em 2016, no campo da comunicação e reflexão sobre temas de mútuo interesse. Em particular, foi proposta a organização de uma iniciativa conjunta para o início de 2016 que visa promover o debate em torno do tema do último Dia Mundial da Alimentação da FAO – “Proteção social e agricultura, rompendo o ciclo da pobreza rural”.

A proteção social é uma combinação de políticas, programas e intervenções que têm como objetivo proteger as pessoas mais vulneráveis e em situação de insegurança alimentar e retirá-las da pobreza e da fome. Através de diversos programas que proporcionam apoio financeiro ou em espécie às pessoas, a proteção social melhora os seus rendimentos, capacidades e direitos.