FAO in Portugal

Ciclo de Conferências «PDR2020 e empreendedorismo agrícola» termina em Lisboa

20/11/2015

Lisboa - Teve lugar no dia 18 de novembro a última sessão do Ciclo de Conferências “PDR2020 e empreendedorismo agrícola” na Sala dos Atos do Instituto Superior de Agronomia (ISA) com o tema “Reserva Estratégica Alimentar: um conceito estratégico para a economia português”, e para a qual Hélder Muteia, Representante da FAO e junto da CPLP foi convidado a participar.

Este conjunto de cinco conferências, que ocorreram em diferentes partes do país, tiveram como propósito trazer à reflexão dos operadores agrícolas e da sociedade em geral um conjunto de temas fundamentais para o sector, para o empreendedorismo agrícola e a sua sustentabilidade.

A sessão de abertura foi realizada pela Presidente do ISA, Amarilis de Varennes, que para além de uma breve apresentação do instituto, referiu a importância da sector agroalimentar.

De seguida, Hélder Muteia fez a sua apresentação designada “Desafios da Alimentação Mundial”, referindo a complexidade dos sistemas alimentares modernos e os seus impactos, nomeadamente a má distribuição dos alimentos, a maior pressão sobre os recursos alimentares e a quantidade de alimentos desperdiçados.

Para além disso, o Representante da FAO mencionou ainda os diferentes desafios alimentares, tais como os novos hábitos alimentares, a volatilidade dos preços, as alterações climáticas e outras ameaças ao meio ambiente, os mercados agrícolas e as guerras e desastres naturais. Concluiu, sublinhando a importância de se implementarem sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis através de novos paradigmas socias, económicos, institucionais.

A conferência continuou com o Coordenador Científico da AGRO.GES, Francisco Avillez, que durante a sua apresentação sobre a reserva da estratégica alimentar no contexto da Política Agrícola Comum (PAC) referiu que a segurança alimentar deve ser entendida com um bem público social. Seguiu-se Sofia Frère, Responsável de Markting e Produtos do Banco Santander Totta.

Houve ainda espaço para um debate entre os oradores e os participantes e, posteriormente, a realização de uma mesa redonda na qual participaram João Machado, Presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), Ondina Afonso, Diretora Executiva da Portugal Foods, e Pedro Queiroz, Diretor Geral da Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares (FIPA), a qual foi moderada pelo Diretor Adjunto da Vida Económica, João Luís de Sousa.