FAO in Portugal

Setor Privado Agroalimentar reúne-se em Díli para estabelecer participação no CONSAN-CPLP

23/11/2015

Lisboa – Naquilo que pode ser considerado um passo importante para a materialização do mecanismo de participação do setor privado agroalimentar no Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP, teve lugar ontem, dia 22 de novembro, o primeiro encontro de preparação, marcando assim o início das atividades desta semana, que culminarão com a reunião dos Ministros da Agricultura (CONSAN-CPLP) na quinta-feira, dia 25 de novembro.

A sessão iniciou com a mensagem de cumprimentos do Presidente do CONSAN e Ministro da Agricultura de Timor Leste, Estanislau Aleixo da Silva, que referiu “que a segurança alimentar está no topo da agenda da CPLP, e que que em torno dela se solidifica um compromisso para o qual o sector privado é chamado a dar o seu contributo, pensando na melhoria da eficiência do sector, na geração de emprego, no bem-estar social e na melhoria da saúde pública”.

O Secretário Executivo da CPLP, Embaixador Isaac Murade Murargy, por seu turno, acrescentou que “o sector agroalimentar é transversal, oferece boas oportunidades, e a CPLP tem potencial para se afirmar como um dos maiores produtores, tomando em consideração as suas vantagens comparativas sobejamente conhecidas”.

Hélder Muteia, Representante da FAO em Portugal e junto da CPLP, também fez uma intervenção, em que realçou “a importância de uma abordagem equilibrada, integrada, sustentável e dignificante para todos os atores da cadeia de valor dos alimentos”. Reiterou os compromissos da FAO em apoiar a implementação da Estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP (ESAN-CPLP), os seus mecanismos de governança e a participação do sector privado.

Seguiram-se intervenções de representantes do sector privado, particularmente da Confederação Empresarial da CPLP, Salimo Abdula, da Câmara Agrícola Lusófona, Jorge Santos, e do Representante da Câmara de Comércio e Indústria de Timor-Leste (CCI–TL). Foi ainda realizada uma apresentação genérica por Francisco Sarmento, consultor da FAO, sobre os fatores a ter em consideração nos sistemas alimentares da CPLP, a implementação da estratégia e os procedimentos para a constituição e integração do mecanismo do setor privado.

A reunião contou ainda com a participação de Mama Samba, Presidente da Associação Nacional dos Agricultores da Guiné-Bissau (ANAG) e de Cosme Rita, Secretário-Geral da Câmara do Comércio, Indústria, Agricultura e Serviços de São Tomé e Príncipe (CCIAS).

A concluir, procedeu-se à aprovação de um roteiro para a formação e integração do mecanismo do sector privado, a escolha dos representantes do núcleo constituinte na reunião do CONSAN e os temas prioritários a apresentar durante a reunião ministerial.