FAO in Portugal

Momento cultural anima início da semana do CONSAN-CPLP

24/11/2015

Lisboa - Uma gala recheada de música tradicional, teatro e passagem de modelos assinalou a parte lúdica da preparação da Sessão Extraordinária do CONSAN-CPLP, que vai reunir no dia 25 de novembro os ministros do sector agroalimentar dos Estados membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, em Díli, Timor-Leste.

Após uma breve alocução de abertura da Ministra Solidariedade Social de Timor-Leste, Isabel Amaral Guterres, que lembrou a importância da Estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional adotada em Maputo em 2012 pelos chefes de estado e governo, e que tem vindo a ganhar força no seio da comunidade, por estar relacionada com um direito fundamental de todos os seres humanos.

Seguiu-se uma melodia entoada por um grupo coral local e uma passagem de modelos sob orientação de dois estilistas locais que não só se inspiraram nos alimentos mais consumidos no país, como usaram esses mesmos alimentos frescos (cebola, beringela, alface, repolho e outros) como adornos e complementos. O seguinte número a atuar foi uma peça de teatro encenada por um agrupamento local, contando a vida de famílias de camponeses, que enfrentam problemas reais de falta de disponibilidade, diversidade, acesso e utilização de alimentos.

O Ministro da Agricultura de São Tomé e Príncipe proferiu ainda no final da sessão algumas palavras relativas ao tema, encorajando todos os presentes a envolverem-se no combate à fome e malnutrição.

Seguiu-se a entoação do Hino da campanha JUNTOS CONTRA A FOME NA CPLP, orientada pelo mesmo grupo coral que procedeu à abertura.

Este espetáculo organizado pelo Governo de Timor-Leste foi um muito aplaudido pelas autoridades internacionais e nacionais convidadas e demais atores presentes para a realização do CONSAN-CPLP, tendo sido uma importante ocasião para o início dos trabalhos.