FAO in Portugal

Sessão do CONSAN-CPLP faz recomendações em prol da agricultura familiar

27/11/2015

Lisboa – A I Reunião Extraordinária do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP (CONSAN-CPLP), decorreu no dia 25 de novembro em Díli, Timor-Leste, e iniciou-se com um discurso de abertura proferido pelo Presidente da República de Timor-Leste, Taur Matan Ruak, que fez uma abordagem efusiva sobre os objetivos gerais da CPLP e os mais específicos, relacionados com a Estratégia de Segurança ESAN-CPLP.

Seguiu-se uma intervenção do Secretário Executivo da CPLP, Isaac Murade Murargy, que fez um apelo para um maior comprometimento dos diferentes atores na implementação da ESAN-CPLP.

A sessão de abertura concluiu com o discurso do Representante da FAO em Portugal e junto da CPLP, Hélder Muteia, que, falando em nome do Diretor-Geral da FAO, José Graziano da Silva, realçou os avanços que têm sido alcançados pelos Estados Membros da CPLP no combate à fome.

“No que diz respeito à meta de reduzir para metade a incidência da fome, no quadro do primeiro Objetivo de Desenvolvimento do Milénio, muitos países da CPLP foram para além da mesma, trazendo a esperança de que é realista sonhar com a possibilidade de erradicar a fome”, afirmou.

Foram ainda apresentados em forma de vídeo as mensagens da Presidente do Comité de Segurança Alimentar Mundial, Amira Gornass, e da Relatora Especial das Nações Unidas para o Direito Humano à Alimentação, Hilal Elver.

Prosseguiu depois a sessão plenária durante a qual os diferentes membros e participantes do CONSAN-CPLP (governos e mecanismos de participação) apresentaram os desafios que enfrentam no desempenho das suas atividades relacionadas com a implementação da ESAN-CPLP, tendo feito várias propostas. Estas foram depois resumidas num documento final com considerações específicas, recomendações, propostas de programas e outras iniciativas julgadas pertinentes.

Nessa perspetiva, um dos temas que mereceu destaque foi a agricultura familiar, sobre a qual se desenvolveu um rico debate que culminou com recomendações para a elaboração das Diretrizes Voluntárias de Apoio à Agricultura Familiar e outras diversas iniciativas de promoção das atividades desta categoria.

As recomendações contidas na declaração final deverão ser revisitadas e avaliadas na próxima reunião do CONSAN-CPLP a ter lugar no quadro da próxima Cimeira de Chefes de Estado da CPLP no Brasil.