FAO in Portugal

Nova Agenda 2030 apresentada na Culturgest

21/01/2016

Lisboa – As agências das Nações Unidas em Portugal em coorganização com a Global Compact Network Portugal (GCNP), a Plataforma Portuguesa para as ONGD e o Centro Regional de Informação das Nações Unidas (UNRIC) organizaram no passado dia 20 de janeiro um seminário sobre o tema “Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) – Consulta pública junto da sociedade civil e Aliança para os ODS”.

O evento, que teve lugar no Grande Auditório da Culturgest, teve como objetivo apresentar em Portugal a nova Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Esta agenda é constituída por 17 objetivos e 169 metas que entraram em vigor no dia 1 de janeiro de 2016, sendo que esta nova resolução da ONU já tinha sido aprovada no dia 25 de Setembro de 2015 numa cimeira sobre o desenvolvimento sustentável em Nova Iorque (EUA).

Os ODS foram pensados e concebidos a partir do sucesso dos Objetivos do Desenvolvimento do Milénio (ODM), bem como das prioridades e necessidades verificadas ao longo dos últimos 15 anos.

No período da manhã foi apresentada a ”Consulta Pública Junto da Sociedade Civil sobre a Implementação da Agenda 2030”, que pretende envolver a sociedade civil na definição de uma estratégia nacional integrada e participativa, criando um plano nacional da sociedade civil.

Foram também apresentados os 17 ODS pelas agências da ONU com representação em Portugal e de várias entidades da sociedade civil. O Representante da FAO em Portugal e junto da CPLP, Hélder Muteia, apresentou o objetivo número dois da Agenda 2030 cujo título é “Erradicar a fome”, que está diretamente ligado com o trabalho da FAO de ajudar a garantir a segurança alimentar para todos e que as pessoas tenham acesso a alimentos de boa qualidade de forma a levarem uma vida ativa e saudável.

Na parte da tarde, foi apresentada a ”Aliança para os ODS”, que visa estabelecer uma plataforma "multistakeholder" para sensibilizar, informar, concretizar, monitorizar e avaliar a contribuição do Sector Empresarial para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, através do desenvolvimento de parcerias, projetos, programas e ações. Trata-se de uma iniciativa da rede portuguesa Global Compact Network Portugal (membro do United Nations Global Compact). Foram ainda convidadas a dar o seu ponto de vista sobre os ODS várias personalidades da academia, parceiros sociais e sector privado.

Mário Parra da Silva, Representante da GCNP, relembrou a necessidade de cooperação de todas as partes que de alguma forma se relacionem com o desenvolvimento sustentável, pois a aliança entre vários sectores será com certeza o caminho para o sucesso da nova Agenda 2030.