FAO in Portugal

FAO e Associação Portuguesa de Horticultura discutem colaboração em 2016

25/01/2016

Lisboa – Realizou-se no passado dia 19 de janeiro uma reunião entre o Escritório da FAO em Portugal e junto da CPLP e a Associação Portuguesa de Horticultura (APH), com o objetivo de discutir várias iniciativas de colaboração conjunta para o novo ano que se inicia. Hélder Muteia, Representante da FAO em Portugal e junto da CPLP, e Ana Muller, Assistente de Informação da FAO Portugal, receberam Domingos Almeida, Presidente da APH, e Luís Goulão, da Direção da APH, nas instalações da FAO em Lisboa.

A APH é uma associação sem fins lucrativos criada na década de 70 que visa apoiar e fomentar o progresso da horticultura e contribuir para o aperfeiçoamento científico e técnico dos seus membros, estimulando a cooperação entre eles. Mais recentemente, esta associação tem iniciado esforços no sentido de abrir as suas portas aos países da Lusofonia e reforçar a integração das ciências hortícolas lusófonas na comunidade científica internacional.

Nesse âmbito, a APH está a iniciar contactos com diversas entidades, nomeadamente em Moçambique, no sentido de promover a constituição de associações similares nos restantes países da CPLP e de promover a colaboração entre as mesmas.

Entre os vários assuntos abordados foram também referidas as preparações para o I Congresso Luso-Brasileiro de Horticultura, uma iniciativa prevista para 2017 que pretende criar um fórum para todas as partes interessadas nos diferentes ramos da horticultura do Brasil e Portugal. Visa também promover o diálogo com os restantes países da CPLP, bem como o intercâmbio de conhecimentos e a troca de experiências sobre os mais recentes avanços e inovações no âmbito tecnológico e científico da horticultura.

Foram ainda discutidos alguns eventos e seminários que a APH está a organizar para este ano e que contarão com a participação da FAO.