FAO in Portugal

Embaixada do Canadá organiza evento de celebração do Ano Internacional das Leguminosas

29/01/2016

Lisboa - No âmbito do Ano Internacional das Leguminosas 2106, declarado pela 68ª sessão da Assembleia das Nações Unidas sob o lema “sementes nutritivas para um futuro sustentável”, decorreu no passado dia 27 de janeiro um evento organizado pela Embaixada do Canadá em Portugal, com o fim de promover a importâncias das leguminosas secas na promoção da saúde, nutrição, bem como na segurança alimentar e sustentabilidade ambiental.

A sessão de abertura esteve a cargo do Embaixador do Canadá em Portugal, Jeffrey Marder, e do Representante da FAO em Portugal e junto da CPLP, Hélder Muteia. O Embaixador Jeffrey Marder contextualizou a importância das leguminosas secas no âmbito da produção e comércio de produtos agrícolas no Canadá, que é o maior exportador a nível mundial.

Hélder Muteia salientou a necessidade de mudança nos sistemas alimentares, uma vez que a crescente onda de urbanização, que origina novos hábitos alimentares, tem resultado em dietas cada vez menos diversificadas, saudáveis e sustentáveis, com sérios impactos na saúde humana e ambiental. As leguminosas secas estão entre as culturas mais ameaçadas porque os mercados ganharam primazia nos sistemas alimentares e nem sempre sinalizam as suas inúmeras vantagens (nutritivas, económicas, sociais e ambientais).

O Representante da FAO destacou também as principais características das leguminosas que fazem delas alimentos essenciais no combate à fome no mundo: a riqueza nutricional, a facilidade de conservação, o imenso potencial de utilização em diversos sistemas agrícolas e a importância no contexto da adaptação e mitigação às alterações climáticas.

Os trabalhos prosseguiram com a intervenção de Joyce Boye, Diretora do Food Research and Development Center of Agricultrue and Agri-Food Canada, que aprofundou os benefícios das leguminosas secas para a saúde e nutrição. Explicou também como está a ser desenvolvida a investigação no Canadá nesta temática.

O evento contou ainda com a presença de Erik de Franciosi, da empresa canadiana Agro-Haribec e membro da Canadian Special Crops Association, que detalhou as características da produção, processamento e exportação das leguminosas secas no Canadá.

Ao logo do presente Ano Internacional das Leguminosas serão organizadas diversas iniciativas e ações a nível nacional e internacional e espera-se que todos os atores dos sistemas agroalimentares fiquem mais sensibilizados relativamente às vantagens das leguminosas secas a nível nutricional, ambiental e económico. 

Mais informações:

http://www.fao.org/pulses-2016/en/