FAO in Portugal

Reunião Geral da Indústria destaca “Ano Internacional das leguminosas”

16/04/2016

A Reunião Geral da Indústria, organizada pela Associação Portuguesa dos Industriais de Alimentos Compostos para Animais (IACA), teve lugar no Dom Gonçalo Hotel & SPA, em Fátima, tendo como objetivo debater os desafios, oportunidades e alternativas às leguminosas enquanto fontes proteicas.

A sessão de abertura esteve a cargo da Presidente do IACA, Cristina de Sousa, e do Presidente do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), Professor Nuno Canada. A Presidente do IACA teceu algumas considerações sobre a importância do Ano Internacional das Leguminosas, enquanto que o Professor Nuno Canada destacou o potencial da investigação cientifica no contexto da celebração, anunciando quatro iniciativas que o INIAV irá realizar ao longo do ano, relativamente ao tema.

O Representante da FAO em Portugal e junto da CPLP, Hélder Muteia, apresentou uma palesta subordinada ao tema "Leguminosas: Para uma vida saudável e sustentável", onde destacou os dados relativos à produção e consumo de leguminosas no Mundo e em Portugal, assim como os benefícios que a sua ingestão oferece do ponto de vista da saúde, do ambiente e da segurança alimentar.

Isabel Duarte, conceituada investigadora do INIAV, abordou o melhoramento genético das leguminosas para grão em Portugal, tendo apontado o caso do chícharo e outras varidades típicas de Portugal.
Babb Brent, da US Soybean Export Council (USSEC), apresentou as leguminosas enquanto fonte de proteina para alimentação animal no presente e no futuro, tipificando exemplos concretos nos Estados Unidos da América.

Foram abordadas ainda outras temáticas como o impacto da política dos biocombustíveis, fontes proteicas alternativas e insetos como nova fonte nutricional, e o combate ao desperdício alimentar.