FAO in Portugal

Lisboa acolhe workshop sobre avaliação de risco em segurança alimentar

27/04/2016

Lisboa - Realizou-se em Lisboa, entre os dias 21-22 de março de 2016, o Workshop internacional subordinado ao tema “Actual Problems of Risk Assessment in Food Safety Challenges” (Problemas Actuais de avalição de Risco nos Desafios de Segurança Alimentar), organizado pela ASAE (Autoridade de Segurança Alimentar e Económica) em cooperação com o Instituto Federal de Avaliação de Risco da República Federal Alemã (BfR).

O Workshop teve lugar na Sala Polivalente do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural/Ministério do Mar, na Praça do Comércio, em Lisboa. A cerimónia de abertura contou com a participação do Secretário de Comércio, Paulo Alexandre Ferreira, o Presidente da ASAE, Pedro Portugal Gaspar e o Presidete da BfR, Professor Adreas Hensel.

Para além dos delegados de Portugal e Alemanha, o evento contou ainda com a participação de delegados de outros paises convidados, tais como Angola, Brasil, Cabo Verde, Macau e Marrocos.

No seu discurso de Abertura o Presidente Pedro Portugal Gaspar destacou o papel da ASAE, e a importãncia dos procedimentos de avaliação e comunicação de riscos, para os sistemas alimentares. Salientou que o seminário tinha como objectivo “identificar e analisar os atuais problemas de segurança alimentar, e discuti-los com os paises participantes”.

O Representante da FAO em Portugal e junto da CPLP, Hélder Muteia, foi convidado a proferir o discurso de encerramento, tendo na ocasião apresentado as estatíscas da fome e mal nutrição no mundo, também como desafios sociais e ambientais relacionados com os sistemas alimentares.

Hélder Muteia também reconheceu que “as recomendações feitas no seminário são de grande importância, particularmente as que apontam para a redução do risco de doenças de origem microbiana e quimica, o reforço dos regulamentos governamentais, o desenvolvimento de mercados e sistemas alimentares locais, a adopção de novas políticas e legislação; e o desenvolvimento de redes de colaboração e cooperação entre os demais atores dos sistemas alimentares”.

 

Veja o vídeo