FAO in Portugal

Famalicão promove o debate sobre as leguminosas

02/05/2016

Lisboa - Realizou-se, no dia 30 de Abril, em Vila Nova de Famalicão, a conferência “Leguminosas com Todos”, uma iniciativa Câmara Municipal desta cidade nortenha, que teve como objectivo promover um debate amplo sobre a importância das leguminosas na dieta e nos sistemas agrícolas em Famalicão e em Portugal.

A conferência estava inserida no quadro da celebração do Ano Internacional das Leguminosas, declarado pela 68ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, realizada em finais de 2015.

A sessão de abertura foi dirigida pelo Vereador do Pelouro Ambiental da Cidade, Dr. Pedro Seara, que se referiu à importância das leguminosas para a alimentação, biodiversidade e sustentabilidade ambiental.

Seguiu-se a palestra de Hélder Muteia, Representante da FAO em Portugal e Junto da CPLP, apresentando uma perspectiva internacional e global, com o tema: “Leguminosas: sementes nutritivas para um futuro sustentável”.

Cátia Borges, co-autora do manual “Linhas de orientação para uma alimentação vegetariana saudável”, fez uma apresentação orientada para a riqueza nutricional das leguminosas, citando exemplos concretos da dieta portuguesa, e as práticas e procedimentos tradicionais relacionados com o consumo de leguminosas em Portugal.

O professor Nuno Borges, Professor da Faculdade de Ciências de Nutrição da Universidade do Porto, abordou o papel protector que as leguminosas desempenham, tendo referido os problemas de saúde que podem ser evitados através de um consumo adequado de leguminosas.

Houve ainda contribuições bastante relevantes nesta conferência, apresentadas por Ricardo Novais, que estabeleceu um paralelismo entre a gastronomia e o ambiente; António Strecht, com um enfoque na produção agrícola e o Chef Renato Cunha com a perspectiva da restauração e degustação.