FAO in Portugal

A dimensão simbólica e educativa da alimentação debatida no Porto

03/05/2016

Lisboa - Subordinado ao tema, “Intervenção Educativa e Assimetrias Socias: acesso à alimentação e à saúde”, o seminário realizou-se no dia 27 de Abril, na Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), tendo como organizadores a FPCEUP e a Liga Portuguesa de Profilaxia Social.

O seminário decorreu no âmbito do projecto SIMETRIA-PROMOÇÃO DA IGUALDADE NUTRICIONAL E SOCIAL, co-financiado pelo programa EEA Grants, que neste evento assinalou o seu encerramento, após um percurso de muitas realizações.

O painel teve como intervenientes os professores Pedro Ferreira, professor na Faculdade de Psicologia e Ciências Educacionais; Sofia Castanheira Pais, do projecto SIMETRIA e Pedro Graça, do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, bem como a participação de Hélder Muteia, Representante da FAO em Portugal e Junto da CPLP.

Os professores Pedro Ferreira e Sofia Castaneira Pais, dissertaram sobre vários aspectos da vulnerabilidade psicossocial relacionado com a alimentação, bem como a natureza e impacto das práticas e políticas públicas sobre as mesmas. Realçaram não apenas os aspectos nutricionais da alimentação, mas também os factores afectivos, sociais, emocionais e espirituais a esta relacionados.

Pedro Graça destacou realidades concretas vividas em Portugal, os desafios enfrentados pelas famílias, as dinâmicas e as transformações que as tendências modernas exercem sobre as dietas, bem como o papel e importância da dieta mediterrânica.

Hélder Muteia, por seu turno, centrou-se nos desafios enfrentados pelos sistemas alimentares modernos, particularmente a incidência da fome no mundo e da obesidade, a degradação da base dos recursos naturais que sustentam a vida no planeta, e o desperdício alimentar.