FAO in Portugal

Ban Ki-moon reúne-se com agências das Nações Unidas em Portugal

13/05/2016

Lisboa - No último dia da sua visita de dois dias a Portugal, o Secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, teve um encontro de trabalho com as agências das Nações Unidas representadas em Portugal, no escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em Lisboa.

Neste encontro, as quatro agências representadas em Portugal apresentaram, de forma, resumida as suas prioridades de trabalho e os desafios que enfrentam. Mafalda Trocho, Diretora do Escritório da OIT, abordou a agenda relativa ao trabalho e emprego;  a Representante da Organização Internacional para as Migrações (OIM), Marta Bronzin, falou dos desafios sociais e demográficos resultantes do fenómeno das migrações no contexto português; Hélder Muteia, Representante da  Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), debruçou-se sobre as iniciativas no campo dos sistemas alimentares em Portugal e questões relacionadas com a Estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional na CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa); e, para finalizar, Tomasz Janowski, Presidente da Unidade Operacional da Universidade das Nações Unidas em Governação Eletrónica (UNU-EGOV), focou-se no trabalho desenvolvido sobre tecnologias de informação e administração pública e  governação.

Ban Kin-moon mostrou-se satisfeito com o trabalho desenvolvido pelas agências em Portugal,  tendo realçado o espírito de sacrifício, trabalho humanitário e solidariedade internacional refletidos nos relatórios apresentados. Encorajou também as agências a coordenarem os seus esforços e gerarem sinergias, no âmbito do lema “Delivering as One” (Unidos na Ação).

Ban Ki-Moon deixou ainda palavras de encorajamento e motivação aos funcionários das Nações Unidas presentes na sala, nos seguintes termos: “devemos estar orgulhosos de trabalhar numa organização como as Nações Unidas. Tudo o que fazemos é para o bem comum da humanidade, mas isso representa simultaneamente um privilégio e uma grande responsabilidade.”    

Antes dos cumprimentos de despedida, Ban Ki-moon, que se fez acompanhar na ocasião pela sua esposa, Ban Soon-taek, fez questão de tirar uma foto com todos os participantes para que o momento ficasse registado.