FAO in Portugal

Conferência Responsabilidade Social e Desenvolvimento Local em Leiria

27/05/2016

Lisboa - No dia 9 de Maio realizou-se em Leiria a primeira sessão do conjunto Conferências organizadas pelo LIDL “Mais Para Todos – Responsabilidade Social e Desenvolvimento Local”, que visa promover um conjunto de debates em torno da responsabilidade social e desenvolvimento local.

Esta iniciativa vai contar com diversas sessões em todo o país, tendo sempre como pano de fundo a temática da responsabilidade social, mas contando também apresentações que abordaram outros temas como a economia social e economia lucrativa e a alimentação saudável, acessível e sustentável.

Além disso, esta iniciativa conta com outras actividades como rastreios, workshops e sessões de esclarecimento, com o objectivo de sensibilizar para a prevenção de doenças cardiovasculares.

A abertura institucional ficou a cargo de. Ana Valentim, Vereadora do Desenvolvimento Social, Câmara Municipal de Leiria, e. Filipa Rodrigues, representante do LIDL. Seguiu-se a apresentação do Programa do Roadshow Movimento Mais Para Todos e respectivas actividades, por parte de Teresa Rogado Guerreiro, Project Manager da Pedra Base.

Esta primeira sessão em Leiria contou, da parte da manhã, com a participação de Mário Parra da Silva, Presidente da Direção da Associação Portuguesa de Ética Empresarial (APEE), Carlos Silva, Managing Partner da Meethink e Docente da Universidade Europeia, Francisco Rebelo dos Santos, Director Jornal Região de Leiria, Ana Muller, Information Specialist da FAO Portugal, João Soares, Presidente da Associação de Produtores da Maçã de Alcobaça.

Na parte da tarde, decorreram painéis dedicados aos temas da sustentabilidade, economia social e terceiro sector com participantes de escolas, associações, empresas locais, etc.

Ana Muller, em representação da FAO em Portugal e junto da CPLP, fez uma apresentação inserida no painel ‘Agricultura sustentável e promoção da biodiversidade’, onde abordou o Ano Internacional das Leguminosas 2016, que visa aumentar a consciência pública para os benefícios nutricionais das leguminosas secas, através da produção alimentar sustentável destinada à segurança alimentar e nutricional.

A sessão foi seguida por um debate em que a plateia foi convidada a colocar as suas questões e ideias sobre as temáticas até então apresentadas.