FAO in Portugal

Equipa multidisciplinar mostra variedades de leguminosas

07/06/2016

Lisboa - Por ocasião da celebração do Dia Nacional da Gastronomia, no passado dia 29 de Maio, em Aveiro, a equipa multidisciplinar da FAO e da Universidade de Lisboa, mostrou ao púbico que acorreu ao evento exemplos de uma vasta variedade de leguminosas secas existentes, bem como a forma como estas podem ser confeccionadas e inseridas nas mais variadas receitas.

Satisfazendo a curiosidade dos que visitaram o stand, a equipa não só disponibilizou informação geral sobre o Ano Internacional das Leguminosas, como também informação específica sobre o valor nutritivo das mesmas e a sua ocorrência agro-ecológica em Portugal.

Para cativar a atenção dos mais novos, encontravam-se disponíveis diversos jogos de tabuleiro, em que os grãos secos de leguminosas ganharam o lugar de peões, dados, entre outras peças fundamentias para a realização dos jogos. O que possibilitou não apenas um momento de diversão, como também uma oportunidade de partilha sobre o que são as leguminosas secas e as suas vantagens nutricionais, ecológicas, económicas e sociais.

Entre as dezenas de confrarias que se fizeram presentes no evento, a confraria do chícharo aproveitou a ocasião para dar a conhecer esta leguminosa que fez as delicias dos mais curiosos, especialmente as crianças através de uma actividade que consistia na plantação desta leguminosa. Para além desta actividade, existiram demonstrações de aproveitamento do chícharo na produção de conservas enlatadas, pão e pastéis, bem como gelados e outras iguarias apreciadas localmente.

A celebração do Ano Internacional das Leguminosas em Portugal tem sido marcada por diversas actividades de promoção desde a produção e até ao seu consumo, tendo em conta que Portugal tem tradições milenares relativamente ao consumo de leguminosas. Existindo diversos actores dos sistemas alimentares que têm participado nestas celebrações com diversas iniciativas no âmbito da produção, investigação, comercialização, processamento, culinária, etc.

Portugal é por isso uma das mais importantes referências no âmbito das celebrações recomendadas pelas Nações Unidas e pela FAO.