FAO in Portugal

Encontro de Oceanos debate economia azul

08/06/2016

Lisboa - Realizou-se em Lisboa, entre os dias 2 e 3 de junho de 2016, o Encontro de Oceanos, um encontro internacional, na sequência da Semana Azul de 2015.

Participaram ministros responsáveis pelos assuntos do mar provenientes de vários quadrantes do globo, e representantes de organizações institucionais relacionadas com o tema, entre as quais a FAO.

Procedeu à abertura do encontro o Primeiro Ministro de Portugal, António Costa, que se debruçou sobre vários aspectos relacionados com o papel do oceano e os recursos marinhos, como parte integrante do ecossistema terrestre e do desenvolvimento sustentável.

Sob a moderação da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, as contribuições dos participantes salientaram a necessidade de agregar os atores internacionais comprometidos com a economia Azul.

Na sua intervenção, o Representante da FAO em Portugal e junto da CPLP, Hélder Muteia, em representação do Diretor-Geral da FAO José Graziano da Silva, salientou a importância do código de conduta para a pesca responsável que recentemente celebrou o seu 20º aniversário e, tem demonstrado relevância no combate à pesca ilegal, não declarada e não regulamentada.

O encontro procedeu à aprovação de um documento final do qual constam algumas considerações fundamentais para o uso responsável e sustentável dos recursos marinhos, no quadro dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Portugal tem vindo a assumir um protagonismo destacado, no sentido de promover o debate sobre assuntos ligados ao mar, incentivar a pesquisa e a inovação, e desenvolver uma plataforma sólida de cooperação e cola boração.