FAO in Portugal

Os grandes desafios para inovação na agricultura debatidos em Santarém

15/06/2016

Lisboa – No dia 9 de Junho, decorreu durante a Feira Nacional de Agricultura em Santarém, uma Conferência Internacional para debater os grandes desafios para a inovação na agricultura em Portugal e no mundo.

Esta Conferência contou com a participação de convidados do sector agrário em Portugal, bem como autoridades Europeias do sector agropecuário e convidados de outros países.

Na sessão de abertura, o Presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), João Machado, proferiu algumas palavras de boas vindas a todos os presentes, tendo depois o Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural de Portugal, Luís Manuel Capoulas Santos, se referido aos próximos passos da agricultura portuguesa no mercado mundial, salientando alguns exemplos concretos de iniciativas e projetos a serem realizados no âmbito do país e da Política Agrícola Comum (PAC).  

Na sequência, foi feita uma apresentação sobre a “Nova PAC e o Papel das Organizações de Agricultores Europeias”, realizada pelo Secretário-Geral do Committee of Professional Agricultural Organisations (COPA), Pekka Pesonen. Seguiu-se uma intervenção do membro do Comité Executivo da European Crop Protection Association (ECPA), Eric Dereudre, sobre como produzir mais com menos de uma forma sustentável. Além de abordar as questões demográficas, sublinhou também a necessidade de adotar práticas agrícolas sustentáveis.

Nesta ocasião, foi ainda apresentado um discurso realizado pelo Diretor-Geral da FAO, José Graziano da Silva, através de uma mensagem em vídeo, em que destacou as principais preocupações da FAO relativamente aos sistemas agroalimentares.

Referiu que a questão alimentar no mundo hoje já não é uma questão de disponibilidade de alimentos, mas sim do acesso a eles, uma vez que se os alimentos que são hoje produzidos fossem equitativamente distribuídos não haveria pessoas a passar fome.

Neste ponto, Graziano realçou que é necessário um esforço de todos para garantir o acesso das pessoas mais vulneráveis aos alimentos. Referiu-se também às preocupações ambientais e sociais da abordagem na problemática alimentar.

O discurso final foi feito pelo Comissário Europeu da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Phil Hogan, que reiterou que as políticas de desenvolvimento a decorrer na europa, bem como as novas iniciativas e parcerias, procuram alcançar uma agricultura mais sustentável.