FAO in Portugal

FAO junta-se ao Festival do Chícharo

28/06/2016

Lisboa – Entre os dias 10 e 13 de junho, o Escritório da FAO em Portugal participou no evento Alvaiázere Capital do Chícharo, que juntou o 14º Festival Gastronómico do Chícharo e a 36ª edição da Feira Agrícola Florestal, Industrial, Pecuária e Agrícola de Alvaiázere (FAFIPA).

Este evento foi promovido pela Câmara Municipal de Alvaiázere juntamente com outros parceiros, incluindo a Confraria Gastronómica do Chícharo, e procurou potenciar a divulgação e o desenvolvimento do concelho de Alvaiázere, distrito de Leiria.

O Escritório da FAO em Portugal e junto da CPLP foi convidado a participar no âmbito do Ano Internacional das Leguminosas 2016, tendo dinamizado uma banca com folhetos e uma mostra de diversos tipos de variedades de leguminosas secas de todo o mundo.

O chícharo (Lathyrus sativus L.) é uma leguminosa muito rica em proteínas, hidratos de carbono e sais minerais, cultivada desde épocas remotas como planta forrageira ou como legume comestível. A sua cultura é feita de forma intercalar entre oliveiras, figueiras e outras árvores de produção, aparecendo também associada com o cultivo do grão-de-bico.

O chícharo foi considerado o produto “âncora” onde se alicerça toda a estratégia de desenvolvimento turístico do concelho de Alvaiázere e, assim, de promoção do seu território, cultura e gentes.

O evento incluiu variadas atividades como as tasquinhas, onde o chícharo estava presente em pratos típicos da região (desde a sopa, ao prato principal e à sobremesa), um mercado de produtos regionais, feiras e exposições, concertos e espetáculos, workshops e muita animação para os mais novos.