FAO in Portugal

Parceria FAO – CPR no apoio nutricional de jovens refugiados destacada em tese

07/07/2016

No passado dia 30 de junho, teve lugar a defesa do relatório elaborado por Bárbara Oliveira, estudante finalista da Universidade Atlântica, relativamente ao seu estágio curricular realizado nas instalações da FAO em Portugal e junto da CPLP, visando o apoio do Conselho Português para Refugiados (CPR) no melhoramento dos hábitos alimentares de jovens refugiados.

Sob orientação da Professora Ana Valente, orientadora interna e docente da Universidade Atlântica, Hélder Muteia, orientador externo e Representante da FAO em Portugal e junto da CPLP, e a professora Emília, Bárbara Oliveira propôs-se assim à obtenção do grau de Licenciatura em Ciências da Nutrição.

Na sua defesa, a estudante começou por referir o papel da Organização, a sua caraterização, missão, objetivos, posicionamento e campos de ação da mesma. De seguida, procedeu a uma descrição do seu estágio curricular onde enumerou algumas das atividades que realizou, dando enfâse ao projeto de Educação Alimentar com o Centro de Acolhimento para Crianças Refugiadas no âmbito da parceria estabelecida entre a FAO Portugal e o CPR.

Bárbara Oliveira, ao longo da apresentação, mencionou a importância que os programas de educação alimentar podem ter junto de jovens refugiados residentes em Portugal e como através destes, é possível melhorar o conhecimento nutricional e favorecer a sua integração na sociedade e cultura portuguesa.

Concluiu, sublinhando que este projeto foi um trabalho de intervenção nutricional que funcionou como um estudo piloto e os resultados obtidos evidenciam a necessidade de dar continuidade ao mesmo.

O júri mostrou-se impressionado pela qualidade do trabalho realizado, encorajando a partilhar o projeto com outros colegas do curso, motivando a sua continuação.