FAO in Portugal

Visita ao Banco Alimentar Contra a Fome de Lisboa

13/07/2016

No âmbito da cooperação que existe entre a FAO Portugal/CPLP e o Banco Alimentar Contra a Fome, decorreu no dia 1 de julho, uma visita às instalações do Banco Alimentar Contra a Fome de Lisboa.

Os Bancos Alimentares são Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) que combatem o desperdício alimentar, recuperando excedentes, para os levar a quem tem carências alimentares, mobilizando pessoas e empresas que a título voluntário se associam a esta causa.

É uma das organizações mais representativas das iniciativas da sociedade civil com vista à redução do desperdício alimentar e apoio aos mais carenciados, contribuindo também para o estabelecimento de pontes estre os vários setores públicos, privados e associativos envolvidos na assistência alimentar.
Atualmente existem cerca de 21 Bancos Alimentares Contra a Fome espalhados pelo país, sendo a sua ação coordenada e representada a nível nacional pela Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome, criando uma vasta cadeia de solidariedade.

A presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares, Isabel Jonet, durante o percurso pelas instalações referiu que "só no Banco Alimentar Contra a Fome de Lisboa, diariamente, distribuem aproximadamente, 40 toneladas de alimentos a 70 instituições".

Na ocasião, Hélder Muteia enalteceu o trabalho realizado pela organização, e comprometeu-se a prestar todo apoio na divulgação e valorização da iniciativa.