FAO in Portugal

FAO Portugal participa no 5º aniversário do movimento Re-Food

03/10/2016

Lisboa – No passado dia 18 de setembro celebrou-se, no refeitório da Universidade de Lisboa, o 5º aniversário do movimento Re-Food. Hélder Muteia, Representante da FAO e junto da CPLP, não deixou de estar presente nesta celebração organizada pela Direcção Re-food 4 Good.

O Re-Food é um movimento solidário constituído por voluntários de todas as idades que todos os dias se dedicam à luta contra o desperdício alimentar e a fome. Juntamente com os beneficiários e diversos parceiros, como a FAO Portugal, e a comunidade de voluntários mencionada é formada o que o Re-Food prefere chamar de “Uma Família”.

O seu objetivo é transformar o mundo num lugar melhor tendo por base o lema “Aproveitar para Alimentar”. Aproveitando e recolhendo diariamente grandes quantidades de alimentos nutritivos e em bom estado de forma e a custo zero para alimentar aqueles que vivem em situações de insegurança alimentar. Tudo isto o Re-Food consegue pautando-se por valores como a Igualdade, Respeito, Inclusão, Sustentabilidade e Otimismo. Terão sido todas estas particularidades que lhe garantiram, com menos de 6 meses de idade, a obtenção do Prémio Voluntariado Jovem do Banco Montepio de 2011.

A sua história começou em 2011 e a evolução da iniciativa mostra como a “fórmula Re-Food” tem tudo para dar certo. Os dados falam por si. Desde a sua criação que o Re-Food deixou de ter 1 voluntário e passou a 4.581 voluntários; os 34 beneficiários iniciais transformaram-se em mais de 2,500; de 1,000 refeições servidas por mês chegaram a 46,000 no mesmo período; e, de 1 núcleo cobrindo 30 fontes de alimentos num quarteirão de 7 blocos agora existem mais de 25 núcleos com 900 parceiros de fontes de alimentos por todo o país.

No entanto, o Re-Food não se contenta com estes números e a cada dia ações são empreendidas para expandir esta louvável iniciativa a todo a país e também a Espanha. No seu 5º aniversário a Re-Food está de parabéns não só pelos seus 5 anos a marcar a diferença mas também pela inauguração do núcleo de Carnaxide a 3 de setembro e pela sua breve expansão para Madrid.

No dia do seu aniversário o movimento RE-Food reforçou a sua visão e doou 532 refeições. Artistas Amigos do Re-Food animaram a celebração e no encerramento oficial Hunter Halder, fundador do projeto, agradeceu todos os esforços empreendidos por esta comunidade solidária que tanto tem feito pelos portugueses mais carenciados.

O Representante da FAO e junto da CPLP, Hélder Muteia, parabenizou o Re-Food reconhecendo a importância de iniciativas como esta para a redução do desperdício alimentar através da transformação de refeições tidas como perdidas em sorrisos de quem mais necessita .