FAO in Portugal

Visita à Horta dos Olivais

04/10/2016

Lisboa – De 8 a 11 de Setembro, e no âmbito do Festival Sons do Vale Sustentabilis, realizado no Vale do Silêncio, foi aberta ao público a Horta D’Oliva. A convite da Junta da Freguesia dos Olivais, a equipa FAO Portugal teve a oportunidade de visitar esta horta situada no Parque Hortícola Quinta Conde D’Arcos, espaço cedido pela Câmara Municipal de Lisboa.

A Horta D’Oliva é um projeto comunitário desenvolvido pela Junta da Freguesia dos Olivais que tem como objetivo promover a existência de hortas na cidade e produzir legumes de forma biológica para que posteriormente os mesmos sejam distribuídos pelas instituições mais carenciadas da freguesia. Este representa também um esforço em envolver a comunidade na prossecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, como a erradicação da fome e  pobreza e a proteção do meio ambiente.

A gestão da horta está a cargo da Junta da Freguesia dos Olivais, a qual define o destino dos produtos cultivados pelas organizações da freguesia e pelos voluntários que contribuem para a manutenção da Horta D’ Oliva. O fornecimento de ferramentas, apoio técnico, sementes e plantas é igualmente função da Junta da Freguesia mencionada.

Todos aqueles que pretenderem visitar a horta são bem-vindos e esta iniciativa acolhe variadas atividades para todas as idades. Desde possibilitar a participação na plantação ou colheita, à produção de herbários ou mesmo à pintura com plantas, as crianças encontram neste espaço momentos de lazer ao ar livre que são também lúdicos e interativos. 

Foi com agrado que a Delegação FAO Portugal visitou a Horta D’Oliva. Projetos como este devem ser encorajados e disseminados, especialmente nas áreas urbanas. Para além de ambiental e economicamente sustentáveis, a sua contribuição para uma alimentação mais saudável por parte das populações é um ponto positivo a assinar. Ainda, a promoção de visitas a hortas como a Horta D’Oliva pode ser uma vais valia na educação das crianças e no favorecimento de uma geração mais informada e preocupada com o Ambiente e a agricultura.