FAO in Portugal

A FAO Portugal explica às crianças o conceito de “sustentabilidade”

24/10/2016

Lisboa – No passado dia 18 de outubro, graças à iniciativa da professora Margarida Gonçalves, a delegação FAO Portugal teve a possibilidade de explicar a sua missão e disseminar algumas das mensagens-chave da organização junto dos alunos da Escola Básica 2,3 de Santo António, em Parede (Cascais).

A visita da equipa da FAO Portugal realizou-se no âmbito da celebração do Dia Mundial da Alimentação e ofereceu uma excelente oportunidade para promover junto dos alunos, pais e professores importantes temas como a fome, sistemas alimentares, agricultura sustentável, solo e leguminosas que tanta relevância tem para o futuro da humanidade e do planeta.

Para o sucesso desta iniciativa foi reunido um pequeno grupo de oradores. À FAO Portugal juntaram-se o Presidente da AGROBIO, Jaime Ferreira, e Maria José Roxo, Professora Catedrática de Geografia e Planeamento Regional da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Na sua apresentação, Jaime Ferreira adotou como tema central a “alimentação saudável e sustentável”, recordando a máxima de Hipócrates “Nós somos aquilo que comemos”. O presidente da AGROBIO deixou ainda algumas recomendações aos alunos, tais como consumir alimentos da época. Houve ainda espaço para uma reflexão conjunta sobre a pertinência da construção de hortas biológicas nas escolas, tanto para fornecer as cantinas escolares de produtos alimentares de qualidade, como para promover a consciência do processo produtivo dos alimentos nas crianças.

Maria José Roxo trouxe para este debate a sua perspetiva enquanto Geógrafa abordando os problemas que os solos enfrentam hoje em dia e como esta degradação afeta os sistemas alimentares e contribui para as alterações climáticas, criando assim um ciclo vicioso. Numa tentativa de sensibilizar as crianças para a proteção dos solos, a mesma concluiu que “se não tivermos bons solos, contribuímos para o aumento da insegurança alimentar”.

Hélder Muteia fez também uma apresentação junto das turmas e professores presentes. Para além de explicar qual a missão e importância da FAO no Mundo, o Representante da FAO em Portugal levou até aos alunos o conceito de “sustentabilidade”, privilegiando uma abordagem dinâmica que reuniu o entusiasmo do público. Apesar da base de recursos (fauna, solos, água, florestas) estar em perigo de desequilíbrio, foram explicitadas algumas das soluções a seguir, como a agricultura biológica e a agricultura inteligente face ao clima. O desperdício alimentar e a sustentabilidade social também não foram esquecidos.

Passando mensagens simples mas essenciais para uma futura geração mais consciente, Hélder Muteia evidenciou a necessidade de uma  “mudança na forma de pensarmos e de agirmos”. Sendo esta uma mudança que começa com o ensino destas novas gerações. Por esta razão, a FAO Portugal recebe e participa com agrado em eventos em escolas como a Escola Básica 2,3 de Santo António.