FAO in Portugal

FAO Portugal impulsiona assistência a Grenada

25/10/2016

Lisboa – No âmbito da sua missão a Londres, no passado dia 3 de Outubro, Hélder Muteia, Representante da FAO em Portugal e junto da CPLP, deu seguimento às reuniões realizadas no mês de Março. A missão descrita contemplou a visita ao Alto Comissariado de Grenada em Londres, onde Hélder Muteia se encontrou com o Alto-comissário Karl Hood.

Ao longo dos anos de parceria estabelecida entre Grenada e a FAO, o país tem beneficiado de diversos Programas de Cooperação Técnica desenvolvidos pela organização. O apoio da FAO em Grenada tem-se focado no reforço de capacidades, assistência na formulação de políticas públicas, na gestão de programas, planeamento agrícola e desenvolvimento de legislação relativa ao setor agrícola.

O Programa-Quadro da FAO em Grenada 2011-2016 evidencia as áreas em que o país necessita de uma ação prioritária. São elas: (1) Gestão de riscos; (2) Segurança alimentar e nutricional; (3) Sementes certificadas e de qualidade; (3) Saúde e segurança dos produtos provenientes da agricultura e pesca; (5) Proteção do ambiente e apoio de prevenção a alterações climáticas; (6) Assistência em casos de doenças transfronteiriças.

Na área da segurança alimentar e nutricional, por exemplo, a FAO desenvolveu vários projetos que permitiram impulsionar a indústria de pequenos ruminantes. O desenvolvimento da indústria de animais como a ovelha e a cabra pode ser bastante vantajoso para Grenada. Estes animais são particularmente importantes porque podem utilizar as terras menos produtivas para pastagem e têm a capacidades de aguentar condições climáticas desagradáveis. Esta seria uma solução a dar às terras pouco férteis e poderia ser igualmente aproveitada para diversificar a dieta alimentar da população de Grenada. Com esta ajuda da FAO foram abertas portas ao desenvolvimento da cadeira de valor e de oferta de pequenos ruminantes.

As prioridades mencionadas foram um tópico que mereceu a atenção de Hélder Muteia e do Alto-comissário Karl Hood nesta visita. Abordada foi também a Grenada Zero Hunger Challenge Initiative, a qual se assume como um quadro de referência para acabar com a fome e a má nutrição no país de 2015-2019.