FAO in Portugal

Chícaro representado no Festival das Leguminosas

26/10/2016

Lisboa – O Dia Mundial da Alimentação contou este ano com uma celebração repleta de animação e dinâmica, onde o lazer e a aprendizagem se juntaram fazendo o deleite do público que visitou o Jardim Botânico Tropical de Belém no dia 16 de Outubro. A celebração conjugou os festejos do Dia Mundial da Alimentação e do Ano Internacional das Leguminosas, sendo o último declarado na 68ª Assembleia Geral da ONU. Este evento foi organizado pelo Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa, Comité UNESCO Matemática do Planeta Terra e pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Com o intuito de comemorar o Ano Internacional das Leguminosas, vários expositores tinham à disposição as diversas variedades de leguminosas, entre elas, o chícharo. Apesar do desconhecimento geral da existência desta leguminosa, alguns factos sobre ela devem ser salientados. Primeiro, o chícharo assume-se pela sua riqueza em proteína, hidratos de carbono e sais minerais. Segundo, a sua parca utilização nos anos mais recentes não deve enganar o seu desconhecedor – o chícharo é cultivado desde épocas remotas como planta forrageira ou como legume comestível.

De similitude física com um tremoço ou fava, este poderoso alimento tem a sua favor benefícios nutricionais que o tornam num importante alimento a incluir na nossa dieta alimentar e que envaidecem a Confraria Gastronómica do Chícharo, que o defende e lhe tenta disseminar o gosto em festivais como este.

A Confraria Gastronómica do Chícharo foi constituída em 2010, por sugestão do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Alvaiázere, Dr. Paulo Tito Delgado Morgado. O papel por si assumido inclui não só a promoção do “chícharo” enquanto leguminosa mas também enquanto detentor de um vasto e rico património cultural e gastronómico associado ao território local (do concelho de Alvaiázere) e regional (do maciço calcário Sicó/Alvaiázere).

Certamente que Festival das Leguminosas ficou mais completo com a presença da Confraria Gastronómica do Chícharo pelo conhecimento que trouxe consigo e fez favor de partilhar com todos os participantes e visitantes. A FAO Portugal, enquanto um dos participantes do festival, agradece a presença da confraria e apoia o seu esforço na divulgação desta pequena e tão importante leguminosa que é o chícharo.