FAO in Portugal

Missão em Londres é concluída com sucesso

31/10/2016

Lisboa – Entre 3 e 4 de Outubro Hélder Muteia, Representante da FAO em Portugal e junto da CPLP, desenvolveu uma missão junto dos Altos Comissariados de Antígua e Barbuda, Belize, Dominica, Grenada, Saint Lucia e Tonga em Londres, Reino Unidos. O principal objetivo desta missão seria estabeleceu contactos regulares com estas representações diplomáticas, reforçando assim os laços de cooperação entre eles e a sede da FAO, em Roma.

Todos os Altos Comissariados visitados não possuem uma representação em Roma, logo esta visita de Hélder Muteia é imprescindível para que a ajuda da FAO nos respetivos países perdure e se adeque às realidades e problemas mais recentes experienciados. Na mesma situação de não representação na sede da FAO  encontra-se a Embaixada da Guiné Bissau, sediada em Lisboa, sendo também incluída nesta missão.

Este conjunto de visitas deu continuação às reuniões já realizadas aos mesmos Altos Comissariados no passado mês de Março. Esta foi uma oportunidade para fortalecer os laços de cooperação e discutir alguns dos problemas mais relevantes enfrentados pelos sistemas alimentares dos países. Sendo uma consequência das visitas realizadas em Março, os progressos alcançados desde então foram igualmente discutidos.

Com especial relevância foram escrutinados os Programas-Quadro de assistência da FAO a estes países para diversos períodos de tempo. De olhos foram postos no futuro, Hélder Muteia falou com cada um dos Altos Comissários sobre necessárias ações a empreender nos próximos anos. Algumas iniciativas desenvolvidas nos respetivos países mereceram atenção pela sua pertinência e adequação aos panoramas nacionais: implementação de técnicas de “agricultura inteligente” em Belize, Tonga, Saint Lucia e Dominica; Iniciativa “Zero Hunger Challenge” em Grenada; ações de assistência face ao impacto da passagem do furacão Matthew em Saint Lucia e Grenada; diversificação da economia em Antígua e Barbuda; e, Iniciativa “Mãos na Lama” na Guiné Bissau.

Estes e outros detalhes serão reportados à sede da FAO, em Roma, para que a ajuda da organização continue a fazer a diferença nas vidas de milhares de pessoas em Antígua e Barbuda, Belize, Dominica, Grenada, Saint Lucia, Tonga e Guiné Bissau.

Veja as restantes notícias referentes à missão nos seguintes links:

Antígua e Barbuda;

- Belize;

- Dominica;

- Grenada;

- Saint Lucia;

- Tonga;

- Guiné-Bissau;

(Na fotografia encontra-se Alta Comissária de Dominica, em Londres, Janet Charles, e Hélder Muteia, Representante da FAO em Portugal e junto da CPLP).