FAO in Portugal

Paredes de Coura Vegetariana – um congresso de alternativas saudáveis

02/11/2016

Lisboa – Entre os dias 15 e 16 de Outubro, realizou-se no Centro Cultural de Paredes de Coura, a segunda edição do Congresso Internacional Coura Vegetariana. Esta foi uma iniciativa do Município de Paredes de Coura e é organizado em parceria com a Associação Quinta das Águias. Hélder Muteia, Representante da FAO em Portugal e junto da CPLP também marcou presença neste evento.

As escolhas alimentares que fazemos tem um impacto muito forte na nossa saúde, no meio ambiente, na economia e no bem-estar animal. Este é o princípio do Paredes de Coura Vegetariana, o qual pretende criar uma plataforma de comunicação e partilha de experiências sobre a busca de um estilo de vida mais saudável e equilibrado.

Para alertar o público sobre a necessidade de ter consciência das consequências que as nossas escolhas alimentares comportam, o congresso reuniu um painel de oradores distintos e capazes de evidenciar a magnitude do poder que todos temos em tomar decisões mais éticas e contribuir para a nossa saúde e para a saúde do planeta.

O painel de oradores reunido nesta segunda edição revelou uma forte inclinação para a temática da responsabilidade política na promoção de uma oferta alimentar saudável. De facto, sendo esta uma questão pública, deve também ser uma questão de preocupação do Estado. Por esta razão se explica o painel internacional rico em personalidades políticas como: Hélder Muteia; André Silva, Membro do Parlamento Português (PAN); Anja Hazekamp, Membro do Parlamento Europeu (Party for the Animals representando a Holanda); e, Inês Sousa Real, Provedora dos Animais da Câmara Municipal de Lisboa.  

Durante o congresso foram feitas diversas apresentações, debates, sessões de perguntas e respostas, com uma seleção de personalidades de Portugal e estrangeiro, que certamente elucidaram a população sobre ‘como comer para um mundo melhor’.

Sendo as leguminosas uma fonte de proteína vegetal rica em benefícios nutricionais, Hélder Muteia escolheu fazer uma apresentação sobre “a importância das leguminosas nos sistemas alimentares”. As leguminosas não são apenas fontes alimentares de baixo índice glicémico, baixo teor de gordura, ausentes de colesterol e glúten, como também contribuem positivamente para a biodiversidade e, claro, para o ambiente. Além de a sua produção permitir a redução do uso de fertilizantes químicos, comparativamente com a produção de outras fontes de proteína, a utilização de água necessária é notoriamente menor. Para produzir 1 kg de vaca são necessários 13 000 litros de água, 5 520 litros para a produção de 1 kg de carne de carneiro, 4 325 litros para a carne de frango e apenas 1 250 litros para produzir 1 kg de lentilhas, por exemplo.

Este foi um dos factos que tornaram o Paredes de Coura Vegetariana um evento tão interessante e merecedor de uma terceira edição, quem sabe, no próximo ano.